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Como vender pelo WhatsApp: 23 dicas para vender mais pelo aplicativo

Thiago Soares Por Thiago Soares
12 de setembro de 2024
Em Em Destaque, Empreendedorismo e Gestão
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Home Em Destaque
Aprenda como vender pelos WhatsApp

Vender pelo WhatsApp é uma boa estratégia tanto para quem já possui uma loja física e virtual, como também para quem está começando agora e não tem um espaço para vender seus produtos.

Com o WhatsApp é possível atender o comprador onde ele estiver 24 horas por dia, prospectar novos clientes,  atuar no pós-venda, utilizar em ações de marketing e muito mais. Nesse artigo vamos te passar 23 dicas de como vender no WhatsApp de forma profissional.

E não para por aí, no fim do artigo vamos te passar uma dica especial de como vender para todo o Brasil e cobrar mais barato pelo frete. Confira!

Conheça o Melhor Envio

Porque vender no WhatsApp?

Já há muito tempo o WhatsApp se tornou o principal canal de comunicação da maioria dos brasileiros, superando meios de comunicação tradicionais como a ligação telefônica, o envio de SMS e outros.

Segundo a pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, mais de 60% das empresas entrevistadas declararam utilizar o WhatsApp em suas estratégias de vendas.

A pesquisa aponta que o canal é mais utilizado no atendimento comercial e no fechamento de vendas (72%), além do pós-venda (55%). Ainda segundo o levantamento, o varejo é o segmento que mais utiliza a ferramenta com frequência.

Por isso, caso o seu empreendimento não utilize o aplicativo de mensagem no dia a dia do negócio, não perca mais tempo e introduza o WhatsApp como ferramenta de gerenciamento e geração de vendas com essas dicas exclusivas que separamos a seguir.

Como vender pelo WhatsApp? 23 dicas práticas

1. Crie uma Conta Comercial com o WhatsApp Business

Use o WhatsApp Business para ter acesso a funcionalidades específicas para quem vende online, como mensagens automáticas, catálogos de produtos e estatísticas.

Essas funções não estão disponíveis na versão tradicional do WhatsApp que utilizamos para entrar em contato com os nossos contatos pessoais. 

A gente criou um artigo completo sobre como utilizar o WhatsApp Business do zero. Acesse para tirar todas as suas dúvidas sobre o aplicativo de mensagens para contas comerciais.

  • Guia completo WhatsApp Business para lojas virtuais

2 – Tenha um número exclusivo para o seu negócio

Nada de utilizar o seu número pessoal para atender os seus clientes. Tenha um número exclusivo para criar a sua conta no WhatsApp Business.

Além de separar os contatos da sua vida profissional e pessoal, esse é um fator de segurança importantíssimo, uma vez que o seu número será exposto nas redes sociais e divulgação da sua marca.

3. Mensagem de boas-vindas

Configure mensagens automáticas para cumprimentar e fornecer informações iniciais quando o cliente entrar em contato. Isso pode, e deve, ser feito preferencialmente por bots automáticos que podem ser configurados pelo WhatsApp Business.

Esse contato inicial é importante para tirar dúvidas como o horário de atendimento da sua loja, por exemplo.

4. Crie um Catálogo de Produtos

O WhatsApp Business oferece uma função para exibir seu catálogo de produtos com foto, descrição e valores de cada item, facilitando assim o processo de escolha para os clientes.

Exemplo dos catálogos de produtos do WhatsApp Business
Exemplo dos catálogos de produtos do WhatsApp Business

Essa é uma ótima forma de começar a vender produtos pela internet para quem ainda não possui um site com desenvolvimento próprio ou hospedado em uma plataforma de e-commerce.

5. Crie listas de transmissão 

Separe seus contatos em listas de transmissão e grupos segmentados para personalizar a comunicação. Com o recurso de listas de transmissão sua loja pode enviar mensagens em massa para vários clientes de uma só vez, sem a necessidade de criar grupos para enviar mensagens em bloco.

6. Responda rápido

Quanto mais rápida for sua resposta, maior a chance de fechar a venda. Clientes valorizam agilidade. Por isso, reforçando o que dissemos anteriormente, automatize o processo inicial de atendimento do seu negócio com chatbots automáticos que reduzem o tempo de resposta e, sem bem utilizados, entregam informações assertivas que resolvem o problema do comprador rapidamente.

7. Personalize as mensagens

Evite mensagens genéricas. Use o nome do cliente e adapte sua abordagem com base no que ele busca.

Lembre-se, não é porque o seu primeiro atendimento é feito por um chatbot automático que a resposta precisa ter um tom robótico. Desenvolva, junto com a sua equipe de atendimento, textos com expressões e com um tom próximo do que é utilizado por seus colaboradores e público-alvo.

8. Use Etiquetas

Organize seus clientes por estágio de venda (prospecto, negociação, pós-venda, etc.) usando as etiquetas disponíveis no WhatsApp Business. Esse é um excelente recurso para acompanhamento de pedidos e status de SAC.

Exemplo de como funciona as etiquetas no WhatsApp Business
Exemplo de como funciona as etiquetas no WhatsApp Business

9. Ofereça atendimento humanizado

A partir do momento que você ou alguém que trabalha na sua loja online estiver tratando o caso do comprador, seja sempre empático e gentil. Demonstre interesse genuíno pelas necessidades do cliente.

Retorne sempre o mais rápido possível e utilize os recursos do WhatsApp (como áudios e vídeos) para responder de forma mais completa.

10. Compartilhe depoimentos e avaliações de outros compradores

Compartilhe depoimentos, avaliações de clientes ou cases de sucesso para gerar confiança aos compradores. A área de Status do Whatsapp, que funciona como uma galeria de stories, é uma excelente ferramenta para isso.

11. Crie ofertas exclusivas

Ofereça promoções ou descontos exclusivos para quem compra pelo WhatsApp, gerando assim uma sensação de exclusividade ao cliente. Essa é uma ótima forma de aquecer as vendas por esse canal e também ativar campanhas promocionais temáticas.

12. Utilize templates para mensagens recorrentes

Crie modelos de mensagens para perguntas frequentes, como políticas de troca, frete ou formas de pagamento. Dessa forma ficará muito mais fácil sanar rapidamente as dúvidas recorrentes dos compradores.

13. Faça um acompanhamento das compras não concluídas

Se o cliente demonstrou interesse em um produto mas não concluiu a compra, envie uma mensagem educada alguns dias depois para relembrá-lo. Esse é outro processo que pode ser automatizado com ferramentas de remarketing.

15. Capriche nas imagens e invista em conteúdos multimídia

Utilize fotos de boa qualidade para seus produtos. A primeira impressão visual é essencial no WhatsApp. Por isso, poste vídeos curtos, áudios explicativos e GIFs bem elaborados para tornar a interação mais dinâmica e atrativa.

A gente preparou um conteúdo exclusivo para quem trabalha no segmento de moda, com dicas exatamente sobre esse tema. Confira:

  • Como tirar fotos de roupas para vender 

16. Integre o WhatsApp com suas redes sociais

Divulgue seu WhatsApp em todas as suas redes sociais, incentivando seus seguidores a entrarem em contato para tirar dúvidas ou realizar suas compras via aplicativo de mensagem. Além disso, muitos clientes irão às suas redes apenas para buscar o contato do WhatsApp.

Separamos outro conteúdo que vai ajudar a divulgar o link de contato do WhatsApp nas redes sociais:

  • Como colocar o link do WhatsApp na bio do Instagram

17. Facilite o processo de frete pelo WhatsApp

O Meus Links de Frete é uma ferramenta desenvolvida pelo Melhor Envio que permite o compartilhamento de links de cotação de frete dos produtos da sua loja.

Esse  serviço foi pensado para lojistas que fazem as suas vendas através das redes sociais (como Instagram, WhatsApp e outros) ou em outras plataformas que ainda não têm integração com o Melhor Envio.

Confira como fazer o passo a passo para enviar o cálculo de frete pronto para o cliente com os nossos conteúdos exclusivos:

  • Como enviar cálculo de frete para o cliente pelo WhatsApp

18. Ofereça suporte pós-venda

O WhatsApp é uma excelente forma de contato pós-venda. Pergunte ao cliente sobre sua experiência (por meio de coleta de dados pedindo feedback) e ofereça suporte, se necessário.

19. Treine sua equipe

Se tiver uma equipe, assegure-se de que todos saibam usar o WhatsApp de forma profissional e eficiente. Realize treinamentos e estipule boas práticas no uso da ferramenta no dia a dia do seu negócio.

20. Aproveite feriados e datas comemorativas

Crie campanhas promocionais sazonais para estimular vendas, como no Natal, Dia dos Namorados, Dia do Consumidor e, principalmente, a Black Friday. Prepare o disparo das mensagens para começar algumas semanas antes da data do evento, assim sua loja fatura por mais tempo com as datas especiais.

21. Cuidado com o spam

Evite o envio excessivo de mensagens. Isso pode irritar seus clientes e fazê-los bloquear seu contato.

Caso vá realizar algum disparo em massa para alguma das suas listas de transmissão priorize promoções especiais ou anúncios importantes (como mudança de endereço ou denunciar algum perfil que esteja se passando por sua loja online, por exemplo).

22. Ofereça pagamento facilitado

Assim como no caso do frete, facilite também a forma de pagamento para quem compra pelo aplicativo de mensagem. As duas melhores formas de pagamento pelo app são via WhatsApp Pay, que é configurado dentro do próprio aplicativo, ou por links de pagamentos oferecidos por instituições bancárias parceiras (como Mercado Pago, PagSeguro, Stone e outros).

23. Acompanhe suas Estatísticas

Utilize as métricas do WhatsApp Business para monitoramento de indicadores, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, ajustando suas estratégias conforme os resultados.

Com esses dados em mãos você poderá analisar métricas como taxa de resposta e taxa de abertura (acima de 30% é um bom indicativo que os clientes estão interessados no que a sua empresa tem a comunicar).

Venda para todo o Brasil com frete mais barato usando o Melhor Envio

Vamos a dica final do nosso conteúdo, como vender para todo o Brasil com frete barato! Basta utilizar o serviço gratuito do Melhor Envio!

O Melhor Envio é uma plataforma completa de cotação e gestão de frete para lojas virtuais. Com a Calculadora de Frete do  Melhor Envio o seu negócio terá acesso a fretes com preços e condições exclusivas nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios.

A Calculadora de Frete pode ser utilizada direto no site do Melhor Envio, via Meus Links de Frete e também integrada direto ao carrinho do seu e-commerce, assim o cliente escolhe a opção de frete mais vantajosa para o pedido.

Calculadora de Frete do Melhor Envio

Encontre o melhor frete para o seu envio

 










Transportadora Modalidade de frete Valor no balcão Valor estimado do frete* Prazo estimado
Correios SEDEX R$ — R$ — 6 dias úteis
Jadlog .Package R$ — R$ — 6 dias úteis
LATAM Cargo éFácil R$ — R$ — 4 dias úteis
Azul Cargo Express Amanhã R$ — R$ — 6 dias úteis

Não foi possível realizar essa cotação.Por gentileza, revise os parâmetros informados.



Além de fretes com custos mais competitivos, o Melhor Envio oferece outras ferramentas gratuitas que facilitam a rotina de uma loja virtual, como o Melhor Rastreio, um sistema unificado de rastreio de pedidos, estabelecimentos parceiros adicionais para postagem de pedidos e até clube de benefícios para os usuários. 

Tudo isso sem mensalidade ou número mínimo de pedidos postados. Faça o seu cadastro e comece a aproveitar todos esses benefícios para vender seus produtos para todo o Brasil.

Cadastre-se grátis no Melhor Envio

Leia também:

  • Como vender no Instagram
  • Como vender online
  • Como vender no Pinterest
  • Como vender na Amazon
  • Como verificar conta do WhatsApp
Tags: Como vender pelo WhatsApp
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