Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS
  • EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • MELHOR ENVIO

Prospecção de clientes: o que é e como fazer na sua loja virtual

Camila Melo Por Camila Melo
27 de setembro de 2022
Em Empreendedorismo e Gestão
0
Home Empreendedorismo e Gestão
8 dicas valiosas para prospecção de clientes na sua loja virtual.

Quer atrair mais clientes mas não sabe por onde começar? Neste artigo a gente te mostra como fazer a prospecção de clientes, da estratégia ao fechamento: como se planejar, escolher um método e as boas práticas para vender mais!

Como você gera uma nova oportunidade de negócio para a sua loja virtual? Pensar em como prospectar clientes pode parecer um bicho de sete cabeças.

Afinal, prospectar clientes vai além de ter uma lista de contatos e ligar para essas pessoas oferecendo produtos ou serviços.

E por que prospectar clientes é tão importante quando o assunto é lucro e vendas?

Ter um processo bem estruturado é fundamental para o crescimento do negócio. Ainda mais quando falamos em competitividade de mercado. Saber como fazer a prospecção de clientes é questão de sobrevivência.

Não sabe como começar? Não se preocupe! Este artigo tem as respostas que você precisa. Continue a leitura e saiba tudo sobre prospecção de clientes.

Aproveite e faça seu cadastro gratuito no Melhor Envio para economizar nos envios da sua loja virtual.

Faça seu cadastro no Melhor Envio!

O que é prospecção de clientes?

O termo prospecção é uma palavra com origem no latim prospectione e significa prospectar ou pesquisar. 

No dicionário, a definição de prospecção de forma simples e direta é: sondagem; processo que busca descobrir ou investigar algo em uma determinada área.

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que prospectar clientes não é vender, ok?


A prospecção de clientes é o processo de encontrar pessoas alinhadas e interessadas com o seu negócio para iniciar um relacionamento comercial e, em seguida, entrar em contato por diversos tipos de mídias (e-mail marketing, telefone, aplicativos de mensagem, mídias sociais, chamadas de vídeo ou vistas pessoais). 

O objetivo é apresentar a empresa e suas soluções e, depois disso, fazer essas pessoas evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. 

Por isso, prospecção é muito mais que ligar para uma lista de contatos. 

Não é por acaso que essa etapa é considerada a mais desafiadora por grande parte dos profissionais de vendas.

Na prospecção, o time de vendas faz ligações para quem está mais propício a receber uma oferta comercial. Quanto mais qualificado o contato, mais fácil será converter e aumentar as vendas.

Tranquilo de entender até aqui o que é prospecção de clientes, certo?

Então é hora de se aprofundar no assunto…

Por que a prospecção de clientes é importante para o seu negócio?

A prospecção de clientes é um ponto fundamental para que qualquer empresa consiga se manter financeiramente sustentável e consiga se desenvolver.

Além disso, a prospecção de clientes é essencial para a construção de um relacionamento sólido e de longa duração entre a empresa e seus clientes.

Uma boa prospecção é meio caminho andado para a venda e poupa tempo, energia e recursos para a empresa.

Porque, com uma lista de possíveis clientes altamente selecionada, a equipe de vendas terá mais sucesso nas abordagens comerciais e o ciclo de vendas será mais curto.

A prospecção de clientes é a oportunidade que a sua empresa tem de crescer e se destacar no mercado. Imagem/Reprodução: Unsplash.

Prospecção de clientes, exemplos:

Agora que você já sabe o que é prospecção de clientes, podemos partir para os métodos mais usados e que você pode adotar.

Existem diversos métodos de prospecção de clientes. Confira 3 exemplos para começar a trabalhar no seu negócio:

A primeira coisa que você precisa saber é que existem duas maneiras de despertar a atenção de leads: com prospecção ativa e prospecção passiva.

O que é prospecção ativa?

Nessa abordagem a empresa toma a iniciativa de contatar os potenciais clientes mapeados, seja por e-mail, telefone, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação.

Diferente do famoso telemarketing, existem maneiras de fazer prospecção ativa sem incomodar e com altos índices de sucesso, como nas estratégias por e-mail e aplicativos de mensagens — e, inclusive, com ligações, desde que bem planejadas.

O que é prospecção passiva? 

Aqui, nessa abordagem, em vez de contatar ativamente clientes, a empresa investe em estratégias de marketing para atrair essas pessoas.

A prospecção passiva envolve o inbound marketing, que consiste em estratégias para trazer clientes até a empresa. 

Agora vamos aos modelos de prospecção…

Outbound

A estratégia outbound é, basicamente, a prospecção ativa. Nesse modelo, a empresa busca clientes usando as ferramentas mais apropriadas para cada público-alvo.

É a mesma lógica do outbound marketing, que consiste na busca dos consumidores por meio de anúncios, propagandas e marketing direto, só que aplicada à prospecção.

As táticas mais comuns de prospecção outbound (digital e offline) são:

  • Abordagens ativas em redes sociais
  • Distribuição de cartões de visita, flyers e folders
  • Envio de mensagens em aplicativos, como o WhatsApp
  • Patrocínio e prospecção ativa em eventos
  • Reuniões e encontros presenciais com o objetivo de prospecção em geral

Inbound

A prospecção inbound é passiva. A tática mais usada para isso é o marketing de conteúdo, que consiste em oferecer informação de qualidade para trazer os consumidores até você.

Por exemplo, você pode criar uma landing page, que é basicamente uma página desenvolvida para captar potenciais clientes, e oferecer um e-book gratuito para download como “isca digital”. Para baixar o arquivo com conteúdo de seu interesse, o visitante deve fornecer dados como nome, e-mail e telefone.

Estas são as táticas mais populares na prospecção inbound:

  • crie materiais ricos, como e-books e vídeos
  • produza conteúdo informativo e educativo para blog
  • crie landing pages para captação de leads
  • faça campanhas de e-mail marketing (focadas em conteúdo)

Indicação

Conseguir novos clientes por indicação é sempre uma boa ideia para as empresas. 

E claro, os números não deixam mentir. Uma pesquisa do Opinion Box mostra que 67% das pessoas seguem influenciadores nas redes sociais e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado por lá.

As pessoas confiam muito mais em marcas recomendadas por amigos e familiares do que em anúncios e contatos de estranhos.

Para aumentar suas chances de ter sua empresa indicada, você pode usar táticas como:

  • crie um programa de recompensas para quem indicar a empresa
  • planeje promoções do tipo “indique um amigo e ganhe desconto”
  • invista em atendimento de excelência para conquistar uma boa reputação
  • ofereça cupons de desconto e promova ações de experimentação do produto ou serviço

📍 Não se esqueça de que, além de atrair novos clientes, você precisa fidelizar os antigos. Acesse o link e confira mais detalhes sobre a fidelização de clientes.

Como prospectar clientes?

Na prática, como é feita a prospecção de clientes?

Certo, agora que você já sabe o que é a prospecção de clientes e quais abordagens adotar, precisa saber também que esse processo não deve ser feito no improviso. A prospecção de clientes exige planejamento para dar resultados!

É preciso seguir um planejamento e algumas etapas.

Confira 8 dicas valiosas para fazer a prospecção de clientes na sua loja virtual e gerar mais oportunidade de negócio:

1. Foque no cliente ideal e buyer persona

Já ouviu aquela frase: “Quem atira para todos os lados acaba sem acertar ninguém”? Quando fazemos isso no mundo das vendas, é como prospectar clientes no escuro, sem saber para quem está vendendo.

Por isso, o primeiro passo é pesquisar e conhecer quem é seu cliente ideal. 

Mapear o perfil do cliente ideal é um passo muito importante para a sua empresa não perder tempo com leads e pessoas que jamais se tornarão clientes.

Entenda quem são essas pessoas, os problemas ou dores que estão enfrentando e como abordar esse consumidor, de acordo com as suas características e expectativas.

2. Crie conexão durante a prospecção

Essa é a etapa em que é feito o primeiro contato com seu cliente em potencial.

Muito além da venda, o objetivo da prospecção é conquistar o lead e construir uma relação sólida com ele. Por isso, a dica é buscar um tom amigável no primeiro contato.

E a intenção nesse momento não é vender, ok? Mas sim ganhar a confiança durante toda a abordagem. Lembre-se que tudo deve ser feito de uma forma amigável.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da HubSpot mostrou que 69% dos clientes desejam ser ouvidos pelo time de vendas para ter uma experiência melhor.

Ouça seu cliente e mostre que está ali para ajudar. Busque oferecer a melhor experiência desde o contato inicial.

3. Mostre que conhece as dores do seu cliente ideal 

Esse é o momento de mostrar como você pode ajudar essa pessoa! 

De que forma os produtos e serviços da sua empresa ajudam a resolver o problema que esse cliente em potencial está enfrentando?

Lembre que é preciso gerar identificação entre o problema dele e a sua solução.

Quando você oferece valor para seu cliente e mostra que se preocupa com a experiência dele com a sua loja virtual, isso aumenta as suas chances de fechar vendas.

Educar clientes ainda é uma tarefa difícil pra você? Veja o vídeo abaixo e entenda o papel do marketing de conteúdo no e-commerce e como ele pode fazer parte da sua estratégia de prospecção:

4. Use as redes sociais na prospecção

Redes sociais como o Facebook, o Instagram, LinkedIn e o Twitter, são excelentes canais para a prospecção de clientes. Afinal, lá as pessoas costumam comentar sobre seus interesses, e é uma mina de ouro para lojistas.

Fique por dentro do que acontece nos grupos relacionados ao seu nicho de mercado, crie um perfil da sua empresa, interaja com o público, publique novidades e notícias sobre o mercado. Enfim, mantenha-se ativo!


5. É hora de fechar negócio…

Depois de educar esse cliente em potencial durante o funil de vendas, é hora de gerar uma oportunidade de negócio.

Tenha cautela nesse momento e faça a oferta apenas quando o prospect tiver certeza de que as soluções oferecidas pela sua empresa são as ideais. Assim você não perde uma oportunidade de negócio.

Temos, então, quatro pontos-chave na prospecção de clientes:

  • listar potenciais clientes
  • entrar em contato
  • pré-qualificar para vendas
  • agendar uma reunião

Podemos simplificar isso em um ciclo: listar – educar – engajar – fechar vendas. E faça isso usando conteúdos interessantes e atrativos, estando sempre disponível para interagir e ouvir seus clientes.

Depois de se planejar, educar e engajar… durante a sua prospecção de clientes, fique de olho nisso:

6. Tente várias vezes, mas não seja inconveniente

Muita gente desiste fácil da prospecção de clientes, descartando o contato após uma ligação não atendida ou que não saiu como gostaria. Mas lembre-se: é importante insistir, sempre, e claro, sem ser inconveniente. 

Isso quer dizer que, se a pessoa deixou claro que não tem interesse em conversar, o melhor é aceitar a sua decisão.

A dica aqui é que o time de vendas intercale tentativas por telefone e e-mail, além de fazer testes durante essas tentativas, que tragam resultado para a sua empresa.

7. Seja agradável nas prospecções

Se você liga para o lead em um dia, depois de 5 dias envia um e-mail e só entra em contato novamente na outra semana, é provável que essa pessoa se esqueça da conversa que tiveram.

A dica aqui é otimizar o tempo de atendimento e resposta, entrando em contato assim que o lead disponibilizar o número de telefone para você. 

Depois da ligação, programe e-mails e escolha datas próximas para seguir com as negociações. Isso mantém o ciclo de vendas estável e evita que o processo se prolongue por mais tempo que o necessário.

8. Quando desistir, informe o contato

Depois de todas as tentativas, se não houver sucesso no contato, envie um e-mail comunicando que você está desistindo de tentar falar com o Lead e que, se desejar, a pessoa pode contatar você no futuro.

Essa desistência gera uma sensação de “opa, estou perdendo algo”, o que faz muitas vezes as pessoas responderem! Esse tipo de e-mail tem altas taxas de resposta, inclusive.

Bom, ficou claro o que é prospecção de clientes e como fazer na sua loja virtual?

Essa estratégia é fundamental para que você encontre e gere mais oportunidade de negócio, fazendo com que leads se tornem clientes de verdade e a sua empresa ganhe cada vez mais espaço no mercado. 

Agora é hora de colocar a mão na massa…

Se você leu até aqui, deve estar se preparando para aplicar as dicas e decolar sua prospecção de clientes. Esse é o melhor investimento que você pode fazer para construir uma base de clientes fiéis e atingir os resultados que sua empresa precisa!

E se você ainda não é cliente Melhor Envio, faça seu cadastro gratuito e junte-se a milhares de lojistas que garantem aos clientes fretes de qualidade, com os melhores prazos e condições competitivas.

O que você está esperando? Aproveite todas as vantagens feitas para o seu negócio e que somente o Melhor Envio oferece!

Para não perder nenhum conteúdo novo, assine a Newsletter do melhor Envio e receba conteúdos por e-mail sempre em primeira mão e totalmente grátis. Prometemos não lotar a sua caixa de entrada, ok? Pode assinar sem medo de spam!

Tags: Gestão da empresa
Postagem anterior

Azul Cargo rastreio: como fazer o rastreamento de pedidos na transportadora

Próxima postagem

Precificação de produtos: como precificar da maneira certa?

Próxima postagem
como fazer precificação de produtos destacada

Precificação de produtos: como precificar da maneira certa?

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Melhor Rastreio

Melhor Rastreio: faço o rastreio de 7 transportadoras em um só lugar

março, 2025
Cupom Melhor Envio

Cupom Melhor Envio: como ganhar desconto no Melhor Envio e cupom de 10% para novos usuários

março, 2025
capa do artigo Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

janeiro, 2025
Institucional Melhor Rastreio Melhor Envio
Ponto Parceiro
Central de ajuda
Parceiros
Categorias E-commerce e Marketplace Datas especiais
Finanças
Empreendedorismo e Gestão
Frete e Logística
Marketing Digital
Sobre nós
Fale com a gente Termos de uso
Política de privacidade
Política de cookies
Melhor Envio 2025
Todos os direitos reservados

  • #43853 (sem título)
  • Calculadora de Preço de Venda
  • Guia Prático de SEO para E-commerce
  • Home
  • Melhor Planner 2025 para imprimir e digital grátis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

LWSA

@2024 Melhor Envio, uma empresa LWSA

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Categorias
    • Frete e Logística
    • E-commerce e Marketplace
    • Marketing Digital
    • Melhor Envio
    • Empreendedorismo e Gestão
    • Datas especiais
    • Finanças
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.