Os desafios de uma loja virtual em relação aos preços do frete e prazo de entrega podem mudar bastante ao longo do tempo. Um dos primeiros pontos é conseguir oferecer uma taxa de entrega atrativa, que ajude a conquistar os consumidores. Mas quando o negócio já conta com o seu público fiel e os pedidos não param de chegar, é preciso simplificar o processo de entrega das encomendas.
Pensando nisso, o Melhor Envio pode ser integrado a dezenas de plataformas de e-commerces, ERPs, HUBs e marketplaces, com recursos que vão desde levar a simulação do preço do frete e prazo de entrega para a loja virtual – ajudando a incentivar a compra do cliente – até a automação dos processos logísticos internos, como cotação e impressão da etiqueta de frete.
As funções disponíveis variam bastante de acordo com cada integração. Mas, dependendo das ferramentas utilizadas no seu negócio, o lojista também tem a opção de definir uma série de regras de frete personalizadas para o site da loja.
É possível, por exemplo, definir regras de acréscimo ou desconto nos valores dos fretes, incluir dias adicionais ao prazo de entrega, selecionar as transportadoras que podem ser escolhidas pelos clientes e até garantir as vantagens de frete grátis ou fixo aos consumidores.
Nesse vídeo disponível no Canal do Melhor Envio no YouTube, o Rafa mostra como esse recurso pode ajudar os lojistas. É só dar o play:
Ao longo deste artigo, vamos dar mais detalhes sobre cada uma dessas condições. Assim fica mais fácil descobrir quais as configurações ideais para a sua loja virtual e o que você deve fazer para ter acesso a essas ferramentas. Vamos lá?!
O que são as Regras de Frete do Melhor Envio?
A configuração de Regras de Frete permite que o lojista defina parâmetros na gestão logística do e-commerce, que serão levados em consideração no cálculo de frete e nas informações passadas ao consumidor em relação ao prazo e valor da entrega.
Regra de acréscimo/desconto do valor do frete
Regra de acréscimo/desconto do percentual do valor do frete
Regra de prazo de entrega
Regra de exclusão de transportadora
Frete fixo
Frete grátis
Regra de frete de acréscimo ou desconto de valor

Ao aplicar esse parâmetro, a loja virtual vai adicionar um valor extra ao cobrado pela transportadora ou oferecer um desconto na entrega para o cliente.
Por exemplo, digamos que o e-commerce está com uma promoção onde o cliente ganha R$ 10 no frete nas compras realizadas até determinado dia. Após configurar a Regra de Acréscimo ou Desconto por Valor, o custo de frete informado ao cliente da loja virtual vai ser, automaticamente, R$ 10 mais barato do que o cobrado pela transportadora.
Mas lembre-se que, nesse caso, o valor da etiqueta de frete será cobrado normalmente. Sendo assim, essa diferença será arcada pela própria loja virtual, ok?
Pela mesma regra, a loja virtual também pode cobrar um valor extra pela entrega, além daquele praticado pela transportadora. Mais uma vez, o custo da etiqueta de frete não será alterado, então o valor sobressalente ficará com o lojista. O lojista pode, por exemplo, acrescentar um valor extra para compensar os gastos com a gasolina usada para levar os envios até as unidades de postagem. Ah, só tenha cuidado para não deixar seu frete muito caro, o que pode acabar afastando os clientes!
Regras de frete de acréscimo ou desconto por percentual
Essa regra é bem parecida com a anterior, mas ao invés de definir um valor fixo como desconto ou acréscimo – por exemplo, R$ 5 ou R$ 10 – o lojista vai definir um percentual do valor do frete a ser cobrado a mais ou a menos.
Mais uma dica: ao dar descontos no frete para o consumidor, não deixe de anunciar a vantagem no site da loja! Frases como “Fretes com 30% de desconto” podem funcionar como gatilhos mentais poderosos no e-commerce!
Regra de prazo de entrega
O parâmetro do prazo de entrega acrescenta alguns dias à previsão informada pela transportadora.
Por exemplo, digamos que o lojista configure um prazo extra de dois dias úteis, e o prazo exibido na Calculadora de Fretes para determinado trecho seja de 7 dias úteis. Nessa situação, o cliente vai ter a previsão de entrega de 9 dias úteis na simulação de frete da loja virtual.
Mas por que aumentar o prazo de entrega, uma vez que os consumidores online têm cada vez mais pressa em receber os produtos?
Bem, é verdade que o cliente do e-commerce está bem atento ao prazo de chegada das compras virtuais. Mas, mais importante do que oferecer agilidade, é garantir um prazo que a loja pode cumprir.
Vamos pensar pelo lado do consumidor. Ao fazer um pedido, ele considera todas as informações sobre aquela compra, como o produto escolhido, preço, valor da entrega e o tempo que vai levar para receber os itens. Quando finaliza o pagamento, ele automaticamente aceita as condições da loja virtual, e agora espera que o negócio também cumpra com o que prometeu.
Ao atrasar uma entrega, as chances de deixar aquele cliente insatisfeito aumentam consideravelmente, o que é um péssimo negócio para a loja. Claro que imprevistos acontecem, mas isso não pode ser algo comum para o lojista, e quanto menor for a taxa de pedidos atrasados, melhor!
Será que a loja virtual precisa aumentar o prazo de entrega?

É importante avaliar a rotina do seu negócio para considerar a aplicação dessa regra de frete. Antes de mais nada, lembre-se que o prazo informado pela transportadora considera o tempo entre a postagem da encomenda e a entrega ao destinatário. Por sua vez, o cliente já começa a contar o prazo no momento em que tem o pagamento confirmado.
Mas, antes da embalagem chegar na transportadora, é preciso emitir a documentação daquela venda, empacotar o produto e imprimir a etiqueta de frete, por exemplo. Quanto tempo a sua loja virtual leva nesses processos internos? É nessa análise que está a sua resposta!
Quem vende artesanato pela internet também pode tirar bom proveito dessa ferramenta. Nesse caso, o lojista pode incluir o tempo de produção das peças no cálculo do prazo de entrega informado ao cliente.
Regras de frete: exclusão de transportadora
Entre as vantagens de usar uma plataforma de fretes como o Melhor Envio está o acesso simplificado aos serviços de diferentes transportadoras, mas sem as dificuldades de contratos individuais.
Contudo, nada impede que o lojista tenha preferência por determinadas empresas de transporte, seja pelas melhores condições oferecidas, restrições de carga que impedem o uso dos serviços oferecidos ou qualquer que seja o motivo.
Nesse caso, a configuração das Regras de Frete de exclusão de transportadora permite que a loja online selecione a empresa com a qual quer – ou não – trabalhar. Assim, o lojista garante que os consumidores terão acesso às entregas da maneira mais conveniente para o e-commerce.
Ainda não sabe qual a melhor transportadora para o seu e-commerce? Confira a Série Meu Envio, disponível no canal do Melhor Envio no YouTube e tire todas as suas dúvidas!
Regra de frete fixo
O frete fixo é um ponto bem atrativo no comércio online e uma boa alternativa na busca pela fidelização do cliente. A estratégia pode se mostrar particularmente favorável para lojas virtuais que vendem produtos com pouca variação de peso e dimensões, como lojas de bijuterias, ou que pretendem conquistar espaço no mercado em regiões específicas.
Ao configurar a regra do frete fixo, o lojista faz a cotação do frete e segue com a compra da etiqueta de frete normalmente. Porém, o valor repassado ao consumidor da loja virtual é sempre aquele definido pelo lojista.
Atenção: mesmo que o frete tenha um valor fixo para o consumidor, as embalagens vão passar pelo cálculo regular nas transportadoras, e as cobranças serão variáveis.
Por isso é importante reforçar que o frete fixo, embora funcione na atração de clientes, deve ser baseado no cenário financeiro do negócio, ok? Antes de adotar essa estratégia, é preciso fazer as contas e analisar as possibilidades, já que o valor do frete cobrado pode compensar em algumas situações, mas reduzir a margem e lucro em outras.
Regra de frete grátis

O frete grátis é a estratégia mais conhecida e usada para atrair clientes no e-commerce. Não há dúvidas de que os consumidores virtuais adoram saber que não vão pagar pela entrega.
Nesses casos, todas as despesas com o envio das encomendas são bancadas pela loja virtual. Mais uma vez fica o alerta: faça as contas e veja se o seu negócio tem estrutura para oferecer frete grátis ao seu público.
Algumas dicas podem facilitar a oferta de frete grátis na loja virtual:
Defina um limite de tempo para a ação promocional, como datas comemorativas do setor ou escolhidas pela loja (aniversário da loja virtual, por exemplo)
Ofereça entrega grátis para determinadas regiões, onde o custo do frete seja menor
Ofereça frete grátis para compras acima de um certo valor, como forma de aumentar o ticket médio da loja
O mais importante é que a estratégia seja adotada com cautela, para não causar um problema financeiro para o negócio ou mesmo deixar o e-commerce no prejuízo.
Como usar as Regras de Frete do Melhor Envio
Bem, agora que você já sabe para o que servem as Regras de Frete do Melhor Envio e identificou quais delas vão facilitar a rotina do negócio, é hora de descobrir como configurar essas alternativas.
A ferramenta foi desenvolvida para negócios que já pedem uma administração mais complexa. Por isso mesmo, temos um time de especialistas que vai te ajudar a definir qual a melhor estratégia na sua loja virtual. Ah, e lembre-se que a disponibilidade dessas ferramentas variam de acordo com a integração entre o Melhor Envio e a loja online, ok?
Para entender como e quais regras de frete podem ser aplicadas ao seu e-commerce, entre em contato:
Ainda não é cliente do Melhor Envio?
Se você chegou até aqui mas ainda não usa a nossa plataforma de fretes, chegou a hora de descobrir como o Melhor Envio ajuda lojistas de todo o Brasil, desde vendedores online que estão começando a se aventurar no e-commerce, até lojas já estabelecidas e com público fidelizado.
Com a nossa Calculadora de Fretes você pode comparar prazos e condições de entrega em diferentes transportadoras, e assim escolher a mais vantajosa para você e seus clientes! Ah, sem depender de contratos individuais com as empresas ou número mínimo de encomendas mensais.
O melhor é que no Melhor Envio você encontra condições exclusivas para aumentar a competitividade da loja virtual com fretes mais baratos!
A plataforma também oferece uma série de ferramentas que deixam a gestão logística do comércio online muito mais fácil, como acompanhamento das entregas e integração com dezenas de plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs.
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