Como evitar atrasos na entrega durante a Black Friday? Se essa é sua dúvida, saiba que você está entre diversos empreendedores que temem problemas logísticos logo em uma das datas mais importantes para o varejo.
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano para o e-commerce, e os consumidores estão realmente se preparando para gastar.
Segundo pesquisa feita pelo Melhor Envio em conjunto com a LWSA, 25% dos compradores planejam investir entre R$ 500 e R$ 1.000 e outros 22% devem gastar até R$ 2.000 na data.
Ou seja, há uma clara intenção de compra e estar preparado para entregar no prazo é o que vai garantir que esse faturamento se concretize.
Nesse cenário, preparar-se com antecedência é fundamental para garantir eficiência e manter a satisfação do consumidor.
Acompanhe este post e confira as melhores dicas para evitar atrasos no seu e-commerce durante a Black Friday!
Como evitar atrasos na entrega durante a Black Friday?
O planejamento logístico é a base para evitar atrasos.
Afinal, ao pensar em cada detalhe da operação logística antes da Black Friday, você reúne recursos para evitar problemas que podem comprometer os resultados.
Desde já, é fundamental ter em mente que os atrasos não afetam apenas a experiência do cliente, mas também a reputação da marca.
Um consumidor insatisfeito pode desistir de voltar a comprar e ainda compartilhar experiências negativas em redes sociais e sites de avaliação, o que afeta duplamente a imagem do e-commerce.
É por esse motivo que você deve saber quais estratégias adotar para manter o controle logístico mesmo em meio ao pico de vendas e como usar a tecnologia para otimizar o processo de distribuição.
O planejamento logístico pode ser o seu diferencial competitivo ao considerar:
- previsão de demanda;
- análise de estoque;
- definição de fornecedores e transportadoras;
- estratégia eficiente de distribuição para lidar com o aumento de pedidos.
Confira algumas dicas que vão otimizar a sua organização logística e evitar atrasos nas entregas na época da Black Friday!
Aprenda a fazer um planejamento estratégico
O primeiro passo para evitar atrasos na entrega durante a Black Friday é o planejamento.
A organização da logística do seu negócio deve começar semanas ou até meses antes do evento.
A ideia é se antecipar aos possíveis gargalos que podem surgir com o aumento da demanda.
Se o seu negócio já passou por uma Black Friday nos anos anteriores, pode se basear na experiência vivida para aumentar a previsibilidade.
Em geral, conte com a análise de dados de vendas anteriores para estimar o volume de pedidos esperado.
Desse modo, é possível fazer uma boa previsão de demanda e estruturar o seu planejamento estratégico com esses resultados.
Fortaleça a gestão de estoque
Evitar atrasos depende também de ter tudo o que você precisa na loja em tempo hábil.
Por isso, é hora de reforçar a sua gestão de estoque, para não faltar os itens mais procurados no seu e-commerce.
Certifique-se, no mínimo, um mês antes da Black Friday, de verificar se os produtos mais vendidos estarão disponíveis em quantidade suficiente para o evento.
A falta de mercadoria pode gerar perdas de oportunidades significativas.
Defina antecipadamente os seus fornecedores e transportadoras
Garanta que todos os parceiros logísticos estejam alinhados com a estratégia.
Afinal, eles são peças-chave para ter sucesso de vendas durante a Black Friday.
Sendo assim, inicie o contato com antecedência e garanta prioridade para as suas entregas.
Monte uma estratégia de distribuição
Ao fazer os acordos com os fornecedores e transportadores, lembre-se de ter em mãos uma estratégia de distribuição.
Desse modo, é possível otimizar as suas entregas e poupar tempo dos parceiros, ao mesmo tempo em que garante que os seus pedidos sejam entregues dentro do prazo.
Para isso, avalie as rotas, os prazos e as alternativas para regiões críticas.
Contar com softwares para realizar análises completas vai fazer toda a diferença para impulsionar os seus resultados.
Com esse preparo, a probabilidade de falhas diminui e a chance de manter as entregas dentro do prazo aumenta consideravelmente.
No entanto, tenha sempre em mente que o sucesso da estratégia depende de um trabalho em conjunto.
Como escolher a transportadora certa para evitar atrasos?
Não tem como negar que a escolha da transportadora é um dos pontos mais sensíveis para a gestão de entregas na Black Friday.
Isso fica ainda mais claro quando olhamos para a pesquisa do Melhor Envio e LWSA: 48% dos consumidores afirmam desistir de uma compra quando o frete é alto, e outros 23% desistem se o prazo de entrega for muito longo.
Ou seja, negociar boas condições de frete não é só diferencial, é fator decisivo para conversão.
Não tem como negar que a escolha da transportadora é um dos pontos mais sensíveis para a gestão de entregas na Black Friday.
Uma decisão mal planejada pode resultar em prazos longos e custos elevados para o seu e-commerce.
Sendo assim, na hora de escolher um parceiro de entregas, é preciso levar em conta prazos de entrega, custo, área de cobertura e a qualidade do serviço.
A negociação também precisa ser estratégica, pois vai reforçar o seu planejamento logístico.
Nesse momento, faz toda a diferença contar com plataformas de frete, que ajudam a comparar preços, prazos e escolher a melhor opção de acordo com o perfil do negócio.
Para fazer uma excelente escolha de transportadora que vai evitar atrasos na entrega durante a Black Friday, é recomendado considerar:
- o tempo médio de cada transportadora;
- a região atendida pelo parceiro;
- o equilíbrio entre preço e qualidade do serviço;
- a reputação da transportadora no mercado.
Ao estabelecer as métricas indispensáveis, você encontra a opção mais adequada para o perfil do seu negócio com muito mais agilidade.
Quais os impactos da automação na gestão de entregas durante a Black Friday?
Em uma era de transformação digital, a automação é um fator decisivo para otimizar o negócio e ter um diferencial competitivo.
Ao automatizar processos logísticos, é possível evitar atrasos e garantir a satisfação do consumidor.
A depender do volume de pedidos, realizar tarefas manualmente pode aumentar a chance de erros e atrasos.
Por outro lado, ao contar com a agilidade dos sistemas automatizados, você tem acesso a recursos valiosos, como:
- geração automática de etiquetas, que além de economizar tempo, ajuda a padronizar informações;
- rastreamento integrado, ferramenta que garante que o cliente e você acompanhem o status da entrega em tempo real;
- comunicação automatizada, que envia notificações rápidas e mantém o cliente por dentro de cada etapa da entrega.
O uso de plataformas de automação é uma estratégia que potencializa os seus resultados.
O Melhor Envio, por exemplo, facilita essa automação, ao integrar sistemas de gestão e simplificando cada fase do envio.
Essa combinação garante mais eficiência e minimiza as falhas humanas que poderiam comprometer os prazos, principalmente em períodos de maior demanda, como a Black Friday.
Quais as boas práticas logísticas para evitar sobrecarga durante a Black Friday?
Pensou que só a automação seria suficiente para conquistar o topo do varejo e o sucesso das entregas na Black Friday? A tecnologia ajuda muito.
No entanto, sem boas práticas logísticas, torna-se difícil executar um planejamento eficiente e estratégico, mesmo se estiver com as melhores ferramentas em mãos.
Por essa razão, o quanto antes você conhecer as melhores práticas logísticas para evitar a sobrecarga durante a Black Friday, mais otimizadas serão as suas operações nos momentos em que houver um pico de demanda sazonal.
Conheça algumas táticas que funcionam para evitar atrasos durante a Black Friday em seu negócio:
- evite deixar tudo para a última hora. Quanto mais cedo você puder antecipar a separação dos pedidos, faça;
- organize os produtos por tipo e destino para acelerar a expedição com uma separação inteligente;
- se necessário, contrate mão de obra temporária para atender a demanda com reforço estratégico;
- escolha corretamente as embalagens, com tamanhos adequados aos produtos, para reduzir custos e agilizar o transporte.
A combinação de boas práticas logísticas são fundamentais para evitar gargalos e manter o fluxo em funcionamento constante.
Ao ter esse hábito em seu e-commerce, é possível atender às demandas com agilidade ao longo de todo o ano, mesmo com picos de pedidos.
Dúvidas frequentes sobre logística e entrega durante a Black Friday e como se preparar
Durante a Black Friday, é comum surgirem dúvidas sobre a melhor forma de lidar com imprevistos.
Agir rapidamente e de forma estratégica vai ajudar a manter a transparência e fortalecer a confiança do consumidor na sua marca.
A seguir, confira as perguntas mais frequentes e algumas respostas que ajudam a manter o controle quando a demanda de pedidos aumentar em seu e-commerce!
O que fazer em caso de atraso?
Se uma situação fugir do controle e o atraso ocorrer, é importante comunicar o cliente imediatamente e oferecer alternativas para tentar manter a satisfação, como um cupom de desconto ou frete grátis na próxima compra.
Quais os elementos indispensáveis para as entregas na Black Friday?
Planejamento, rastreamento e comunicação.
Tenha um sistema que ajude a acompanhar em tempo real o status de entrega do pedido e comunique-se proativamente com o transporte e o consumidor.
Aproveite a integração para gerenciar todas as informações em um só lugar.
Como escolher transportadoras para diferentes regiões?
Faça sempre uma comparação direta de coberturas, prazos e custos.
Lembre-se também de que transportadoras locais podem ser boas opções, principalmente para agilizar entregas.
Como lidar com alta demanda no estoque?
Use ferramentas para monitorar o estoque em tempo real.
Ajuste também as suas campanhas de marketing conforme a disponibilidade de produtos em seu negócio, para não faltar nenhum item de alta procura nem ter prejuízos na precificação.
Como melhorar a gestão de estoque para a alta demanda?
Invista em ter mais previsibilidade e opção de estoque distribuído, se possível, em diferentes cidades. Lembre-se também de alternativas, como o dropshipping para alguns produtos específicos, que ajudam a encurtar rotas e acelerar a entrega.
Como usar o Melhor Envio para otimizar suas entregas durante a Black Friday?
Ainda não tem certeza do que fazer para lidar com a alta demanda na Black Friday?
Conte com o melhor envio para agilizar as entregas, reduzir os custos de frete e evitar atrasos.
O Melhor Envio é uma solução que você estava procurando para simplificar a logística e evitar atrasos na entrega durante a Black Friday.
Afinal, a plataforma permite comparar preços e prazos de várias transportadoras em um único lugar.
Não para por aí! O Melhor Envio é um grande aliado para o planejamento e a organização interna.
Isso porque o sistema oferece integração com sistemas de gestão de pedidos, o que ajuda na automação e na otimização de processos.
O Melhor Envio é a solução para comparar preços entre diferentes transportadoras e otimizar as escolhas logísticas para garantir a pontualidade das entregas, assim como:
- reduzir custos de frete;
- ter um diferencial competitivo com prazos de entrega mais ágeis;
- automatizar processos de envio e rastreamento;
- melhorar a comunicação com o cliente.
Tudo isso, é claro, com a possibilidade de centralizar todas as etapas da logística.
Viu só como o Melhor Envio é a ferramenta que estava faltando na rotina de quem deseja ter uma operação ágil, eficiente e sem surpresas desagradáveis?
É hora de transformar sua logística em um diferencial competitivo
Como você viu, evitar atrasos na entrega durante a Black Friday é um processo que vai exigir:
- planejamento;
- organização;
- tecnologia.
Um bom empreendedor sabe aproveitar as oportunidades que a Black Friday oferece ao se preparar com antecedência, escolher as transportadoras certas e adotar soluções automatizadas.
Com boas práticas de logística, é possível enfrentar o aumento da demanda com mais tranquilidade.
Então, lembre-se de que o Melhor Envio está pronto para ajudar sua marca a atravessar os maiores desafios da Black Friday.
Crie agora mesmo uma conta gratuita e descubra como simplificar sua logística, reduzir custos e garantir entregas pontuais em uma das datas mais importantes do e-commerce.
Tudo pronto para colocar em prática o que você aprendeu sobre como evitar atrasos na entrega durante a Black Friday?
Com planejamento estratégico e ferramentas eficazes, o seu negócio pode ganhar um novo diferencial competitivo ao ter um processo logístico excelente.
Gostou da ideia? Comece agora mesmo a usar o Melhor Envio e simplifique a rotina de logística em seu e-commerce!



