O Dia do Consumidor é a principal data de vendas do começo do ano, atualmente a data é conhecida como a Black Friday do primeiro semestre devido a sua importância para as vendas do período.
Nesse artigo vamos te contar tudo sobre o Dia do Consumidor 2025 e como se destacar da forte concorrência nesta data.
Confira alguns tópicos que você vai descobrir a seguir:
- Quando é o Dia do Consumidor
- Diferença do Dia do Consumidor e Dia do Cliente
- Dicas de como criar uma campanha de Dia do Consumidor de sucesso
- Como enviar encomendas no Dia do Consumidor pagando menos pelo frete
- Planner 2025 gratuito para imprimir ou usar digitalmente
Quando é o Dia do Consumidor?
Se você chegou até o nosso artigo para descobrir quando é o Dia do Consumidor 2025, saiba que a data é comemorada no dia 15 março. Em 2025, o Dia do Consumidor irá cair no sábado.

Qual a diferença entre Dia do Consumidor e Dia do Cliente?
O Dia do Consumidor e o Dia do Cliente possuem objetivos similares: movimentar o comércio e impulsionar as vendas. Porém, as duas datas possuem propostas distintas.
O Dia do Consumidor teve origem nos Estados Unidos, em meados da década de 1960. Na época, o então presidente do país, John Kennedy, reforçou em um discurso a importância de garantir os direitos dos consumidores. A partir daí, várias ações foram tomadas, culminando na criação do Dia Mundial do Consumidor.
Já o Dia do Cliente faz parte do calendário comercial nacional e tem como intuito homenagear clientes. A celebração foi criada em 2003 por João Carlos Rego e, desde então, é comemorada no dia 15 de setembro

Semana do Consumidor, Mês do Consumidor ou Dia do Consumidor: qual a melhor data para fazer promoções?
Como dissemos, o Dia do Consumidor já entrou no radar de promoções dos compradores, atualmente a data é considerada a Black Friday do primeiro semestre, e a cada ano que passa supera o número de vendas do ano anterior.
Segundo levantamento realizado pela Neotrust, as vendas online durante a Semana do Consumidor de 2024 cresceram 13,9% em relação ao ano anterior, com o faturamento total aumentando 11%.
Para aproveitar ao máximo o período aquecido de vendas, o calendário de promoções relacionadas a data foi esticado pelo comércio nacional.
Dessa forma, lojistas de todo país têm a oportunidade de aproveitar todo o mês de março para impulsionar as vendas. Por isso, é muito importante definir a duração da sua campanha do Dia do Consumidor:
- Mês do Consumidor: temporada promocional que acontece durante todo o mês de março.
- Semana do Consumidor: momento mais aquecido de vendas do período. Em 2025 a semana do consumidor ocorre de 10 a 15 de março.
- Dia Mundial do Consumidor: data da comemoração realizada no dia 15 de março.
Se você optar por fazer apenas um dia de ofertas, é preciso se preparar para receber um alto volume de pedidos e dar conta da demanda.
Caso decida estender a campanha durante a Semana do Consumidor ou durante todo o mês de março, o tráfego será diluído ao longo dos dias. Por outro lado, será necessário criar atrativos para manter as pessoas engajadas durante todo o período.
Seja lá qual for a duração escolhida, o ideal é começar a informar a campanha ao público antes do evento, entre o final de fevereiro e início de março, com o intuito de criar expectativa no público para as promoções que estão sendo preparadas.
6 dicas para o Dia do Consumidor: como aproveitar a data para impulsionar as vendas
Separamos 6 dicas para você preparar sua loja para o Dia do Consumidor 2025 e aumentar as vendas durante o período:
6 – Use brindes como artifício de atração
Os brindes podem ser usados como artifício de atração para ajudar você a converter mais. Abaixo, veja como utilizar essa estratégia de maneira eficaz:
- Escolha produtos relevantes e que estejam relacionados com o seu nicho de vendas. Por exemplo, se você vende artigos esportivos, ofereça uma garrafa de água térmica ou uma coqueteleira para suplementos.
- Use brindes como incentivo para compra: faça uma promoção de Dia do Consumidor que ofereça um mimo em compras acima de um determinado valor.
- Faça sorteios de brindes: além de possibilitar que as pessoas concorram a mimos, você consegue aumentar o engajamento nas redes sociais.
- Ofereça lembrancinhas personalizadas: assim quem comprar durante a campanha de Dia do Consumidor vai ficar contente por receber uma lembrança da sua empresa e você ainda reforça a identidade visual da sua marca.
5 – Disponibilize entrega expressa e frete grátis
Disponibilizar entrega expressa é uma forma de agradar clientes que têm pressa em receber a mercadoria, como acontece com compras de presentes de última hora ou de alimentos perecíveis.
Apesar de ter um custo de entrega mais elevado, quando comparada com opções econômicas, essa modalidade de envio pode representar um diferencial competitivo para o seu negócio, já que clientes que valorizam a agilidade na entrega podem escolher sua loja em detrimento da concorrência.
Também vale a pena fazer as contas para avaliar se é viável oferecer frete grátis durante o período. Uma estratégia adotada por muitos lojistas é manter a isenção do custo do envio em regiões próximas do vendedor ou a partir de determinado valor de compra.
Contas precisam ser feitas para checar a viabilidade desta operação sem prejudicar a saúde financeira da sua loja. Para saber como fazer esse planejamento da forma correta vale a pena assistir o vídeo que falamos mais sobre o tema.
E claro, para oferecer frete expresso e econômico com preços super especiais, use o Melhor Envio. Se você ainda não possui cadastro na nossa plataforma, não perca tempo: clique no botão abaixo e comece a usar nossa ferramenta hoje mesmo!
4 – Entregue uma boa experiência de compra
Segundo pesquisa realizada pela Accenture, 47% das pessoas entrevistadas disseram que estão dispostas a pagar mais por uma experiência de compra que superasse as suas expectativas.
Logo, para deixar seus clientes mais satisfeitos ao comprar no seu e-commerce é preciso focar esforços nas seguintes iniciativas:
- Coloque o cliente sempre no centro da estratégia.
- Invista na usabilidade do seu site ou em uma boa plataforma de e-commerce, que entregue navegação otimizada para celulares, checkout prático e carregamento rápido.
- Tenha um sistema de atendimento ágil, eficaz e humanizado.
- Antecipe necessidades do cliente.
Trabalhar sempre visando entregar uma boa experiência de compra é um dos segredos para a fidelização e para alcançar sucesso no Dia do Consumidor 2025.
3 – Ofereça diferentes meios de pagamento
Se você não quer perder vendas, tenha um checkout transparente, ágil e ofereça diferentes meios de pagamento.
O Pix, por exemplo, já caiu no gosto popular. Além da praticidade para quem compra, com o Pix, vendedores recebem o valor assim que o pedido é aprovado. Isso reduz custos operacionais existentes em outros formatos de pagamento tradicionais, como cartão de crédito ou débito.
Outra tendência são as compras online parceladas no boleto bancário, também conhecida como “carnê digital”. Esse tipo de pagamento é muito procurado por pessoas que não utilizam cartão de crédito.
Se o seu negócio está em um marketplace, as principais formas de pagamento já estão automaticamente disponíveis. Agora se o seu e-commerce foi desenvolvido do zero, você tem a liberdade de contratar os serviços que ofereçam as melhores condições.
Para saber mais detalhes sobre os principais meios de pagamento para e-commerce, leia o artigo: 7 formas de pagamento para loja virtual.
2 – Preste atenção ao pós-venda
Para fidelizar mais clientes após o Dia Mundial do Consumidor é essencial entregar uma experiência de pós-venda que atenda as necessidades. Por isso, aposte em iniciativas como:
- Dar atenção especial aos chamados de reclamação.
- Não deixar nenhum cliente sem resposta.
- Retornar as mensagens o mais rápido possível.
- Fazer um pós-venda ativo entrando em contato com a pessoa para conferir se ela está satisfeita com o produto e serviço prestado.
- Garantir uma logística reversa eficiente.
1 – Ofereça apenas ofertas reais
De nada adianta preparar uma boa campanha de marketing para a data e não oferecer ofertas de verdade. Por isso, crie promoções para o Dia do Consumidor atrativas e reais!
Não implemente, em hipótese alguma, práticas irregulares e fraudulentas. Lembre-se que, além de manchar a reputação da sua loja, propaganda enganosa é crime.
Uma dica valiosa na hora de montar promoções para o Dia do Consumidor é usar a data para fazer um girar o estoque e desencalhar os itens que não estão saindo muito bem.

Venda mais o ano todo com a ajuda do Melhor Envio
Para vender mais o ano todo, você precisa manter uma abordagem consciente e estratégica, principalmente entre os times de vendas e marketing. Mas no caso de quem vende online, existe um cuidado extra: a logística.
Possuir poucas modalidades de envio e fretes com preços elevados acaba espantando potenciais compradores. Um jeito eficiente de reduzir custos e diversificar as opções de entrega da sua loja online é usar uma ferramenta de intermediação logística completa e gratuita, como o Melhor Envio.
Na nossa plataforma, você pode contratar fretes a partir de R$ 6,85 nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios.

Também disponibilizamos serviços gratuitos como o Ponto Parceiro, que são mais de 14.000 pontos de coleta extras espalhados pelo Brasil, onde você pode deixar pacotes de várias transportadoras parceiras no mesmo local.
Essas unidades entregam muito mais praticidade para o seu processo de postagem, evitando maiores deslocamentos para despachar os pedidos e tempo perdido em filas.
Utilizando o Melhor Envio no seu e-commerce você também tem acesso ao Melhor Rastreio, que permite acompanhar o andamento de todas as remessas e enviar alertas sobre cada movimentação do pacote para o cliente. Esses são apenas alguns motivos para começar a usar o Melhor Envio. Mas o melhor deles é, como dissemos, o serviço é totalmente gratuito, sem mensalidade ou número mínimo de pedidos! Clique no botão abaixo e faça o seu cadastro!
Vá além do Dia do Consumidor: esteja preparado para outras datas comerciais importantes com o Melhor Planner 2025
O Dia do Consumidor é apenas o pontapé inicial do calendário de promoções de 2025. Para você ficar por dentro das principais datas comerciais que acontecem ao longo do ano e preparar seu e-commerce para cada uma delas, o Melhor Envio preparou um material totalmente grátis, o Melhor Planner 2025.

O material é um guia de planejamento completo com dicas, inspirações, áreas para definição de metas e ainda um calendário estratégico com datas fora do circuito tradicional que tem se destacando nos últimos anos, como Valentine’s Day, Dia do Solteiro e Dia do Cliente, entre outras.
Para receber gratuitamente o Melhor Planner, clique no botão a seguir: