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Quais as melhores opções de canais de venda pela internet?

Paulo Henrique Dias Por Paulo Henrique Dias
23 de dezembro de 2021
Em E-commerce e Marketplace
0
Home E-commerce e Marketplace
Descubra quais são os principais canais de venda online!

Pretende começar a vender online, mas não conhece os canais de venda mais populares? Neste artigo vamos fazer um intensivo sobre os principais canais digitais para entrar no e-commerce com tudo!

O e-commerce brasileiro não para de crescer e é claro que cada vez mais pessoas estão pensando em empreender nos meios digitais. Como todo começo, vender na internet desperta muitas dúvidas em quem não tem experiência com esse ambiente.

Redes sociais? Plataformas de e-commerce? Marketplaces? São muitas opções de canais de venda pela internet. A seguir, vamos explicar melhor cada uma delas para que você possa decidir quais as melhores ferramentas para o tipo de negócio que você deseja abrir. Vamos nessa?

O que são canais de venda pela internet?

Canais de venda pela internet são espaços online onde o empreendedor pode anunciar e vender seus produtos. Esses canais digitais podem ser mais ou menos complexos, dependendo das necessidades do lojista.

Há canais que servem apenas para expor os produtos, cabendo ao lojista fazer toda a intermediação de vendas, e há canais que automatizam boa parte do processo e permitem que o empreendedor entre nas fases finais da venda (separação, embalagem e postagem do pedido, por exemplo).

Ter um canal de venda é o primeiro passo para começar no e-commerce, pois será a vitrine dos produtos comercializados. 

Quais os principais canais de venda pela internet?

Temos quatro tipos de canais de venda pela internet, todos com seus prós e contras. Confira quais são:

Plataformas de e-commerce

Estão entre os canais de venda mais populares. Tratam-se de ferramentas onde o lojista pode criar sua loja virtual do zero, cadastrar produtos e automatizar processos de venda, pagamento e, muitas vezes, de frete.

Existem dezenas de plataformas de e-commerce no mercado, como a Tray e a Dooca Commerce, por exemplo. A interface dessas soluções tende a ser fácil de usar, permitindo que o lojista crie lojas virtuais profissionais sem muitos conhecimentos técnicos.

O modelo de cobrança para o uso dessas plataformas de e-commerce varia muito de acordo com a empresa e o plano escolhido. Há as que cobram mensalidade + comissão por venda, outras apenas mensalidade ou apenas comissão. Estudar as opções e os planos disponíveis é muito importante para entender qual vai atender suas necessidades e caber no seu bolso.

As plataformas de e-commerce são canais de venda pela internet que permitem a criação de lojas virtuais de um jeito fácil e rápido. (Foto: FreePik)

Canais de venda online: Marketplaces

Os marketplaces também são canais de venda muito populares na internet. Pense neles como sendo shoppings virtuais, onde qualquer lojista pode abrir sua loja online, usufruir do espaço e da estrutura do marketplace e, em troca, pagar uma comissão ao site.

Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre são exemplos de marketplaces bastante populares no Brasil.

A maior vantagem desse tipo de canal digital é que muitos deles não cobram mensalidade, mas apenas uma comissão por vendas realizadas. Isso faz com que muitos lojistas que estão começando optem por esse tipo de canal de venda para e-commerce. Além disso, tais espaços chegam a receber milhões de usuários por mês, aumentando suas chances de fazer negócio.

A desvantagem desse tipo de canal é que a comissão cobrada pelas vendas pode abocanhar uma parte considerável do lucro, sobretudo no começo do negócio. Por isso, é importante ter paciência e se planejar tendo isso em vista.

Loja de desenvolvimento próprio

Há lojistas que optam por desenvolver, ou pagar para que alguém desenvolva, o site de sua loja virtual do zero. É uma opção mais trabalhosa e pode demandar maior investimento inicial. Porém, o empreendedor consegue controlar e personalizar 100% de seu e-commerce e não precisa pagar comissão ou mensalidade a uma plataforma ou marketplace.

Essa pode não ser uma opção atraente para quem está começando, mas pode vir a se tornar interessante para lojistas mais experientes que querem controlar 100% de seu negócio.

Venda pela internet nas mídias sociais

Por fim, as mídias sociais também são canais de venda na internet. Aliás, redes como o Instagram e o Facebook oferecem uma boa estrutura para quem quer usar essas ferramentas para abrir uma loja online. Outras mídias como o WhatsApp e o TikTok, podem ser excelentes pontos de apoio ao seu negócio.

As maiores vantagens desses tipos de canais digitais são: gratuidade, facilidade no uso, contato direto e rápido com os clientes e grande alcance.

Por outro lado, a automatização dos processos é mais rudimentar do que em ferramentas como plataformas de e-commerce e marketplaces. Caberá ao lojista fazer a negociação, acertar o pagamento, registrar o pedido, pesquisar e gerar o frete e manter contato com o cliente durante todo o processo até a entrega.

💡 Independentemente de usar ou não as redes sociais como principal canal de venda do seu e-commerce, é essencial manter presença ativa nessas plataformas. Criar conteúdo, divulgar seus produtos e suas ofertas e criar anúncios patrocinados são atitudes simples que podem levar bastante tráfego – e clientes em potencial – até sua loja virtual.  

📍 Dica: onde aprender a vender nas redes sociais?

Aqui mesmo, em nosso blog! Temos muitos conteúdos explicativos com dicas ótimas para te ajudar a vender mais nas redes sociais. Dá só uma olhada:

  • Links patrocinados: o que são e como usar para turbinar as vendas
  • Como criar um funil de vendas baseado em anúncios e atrair clientes para loja virtual?
  • Como usar o WhatsApp Business para aumentar as vendas online da sua loja virtual
  • Remarketing para e-commerce: como fazer para ampliar suas vendas?
  • Como cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping
  • Como programar postagens no Instagram de forma gratuita?
  • Descubra como anunciar no Instagram Ads (do jeito mais fácil ao mais “difícil”)
  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica
  • Como fazer live no Instagram com duas pessoas ou mais?
  • O que é inbound marketing e como usar essa estratégia no e-commerce?

Canais digitais: quais as diferenças entre E-commerce, M-commerce, C-commerce e T-commerce?

No geral, chamamos toda operação de compra e venda pelos canais digitais de e-commerce. No entanto, há nomenclaturas específicas de acordo com o tipo de operação realizada. Parece complexo, não é mesmo? Na realidade é bastante simples. Olha só:

  • E-commerce: é o termo mais geral e refere-se a compras e vendas pela internet;
  • M-commerce: são as transações de compra e venda por dispositivos móveis, seja no navegador do celular, seja em aplicativos;
  • C-commerce: o termo significa conversational commerce e se refere a transações de compra e venda realizadas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Ou seja, esses canais pedem que o lojista converse com o usuário por mensagem para concretizar a venda;
  • T-commerce: é o processo de compra e venda usando a televisão como intermediário. Hoje em dia, com os QR-Codes, isso ficou ainda mais fácil e interativo.

Como o Melhor Envio pode te ajudar?

Depois que escolher dentre os canais de venda aquele que melhor atender suas necessidades, será necessário definir uma série de questões para operacionalizar o seu e-commerce. Nós te explicamos o passo a passo neste artigo sobre como montar sua loja virtual em 11 passos!

Um desses passos é definir como será a estratégia de frete do seu negócio e nisso o Melhor Envio pode te ajudar!

O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de pesquisa e compra de etiquetas de frete. A ferramenta oferece fretes econômicos e expressos em 6 transportadoras, com descontos que podem chegar a 80%

Para aqueles que optam por vender em plataformas de e-commerce e marketplaces, o Melhor Envio pode ser facilmente integrado a mais de 50 empresas do tipo! Em muitos casos, a integração consegue automatizar todo o processo de geração de etiquetas de frete.

Se você criou sua loja virtual com desenvolvimento próprio, pode realizar a integração com o Melhor Envio por meio de nossa API, a documentação para desenvolvedores que permite conectar seu sistema ao nosso.

Por fim, se vende diretamente pelas redes sociais, pode fazer a cotação e contratação de etiquetas de frete diretamente em nossa plataforma ou usar a função Meus Links de Frete para permitir que o próprio cliente escolha o frete que desejar.

Viu só? Não importa os tipos de canais de venda pela internet que você escolher, o Melhor Envio sempre terá uma opção para te ajudar a baratear e simplificar a sua logística para e-commerce. Cadastre-se agora mesmo!

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

Tags: Canais de venda
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Paulo Henrique Dias

Paulo Henrique Dias

Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

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