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Cashback no e-commerce: o que é e como usar esse recurso para fidelizar clientes

Camila Melo Por Camila Melo
12 de maio de 2022
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace
Cashback: o que é e como oferecer no seu e-commerce.

Quer entender como funciona a tendência do “dinheiro de volta” e como usar esse recurso no seu e-commerce? Confira as dicas que preparamos sobre cashback e veja como aplicar essa estratégia de fidelização de clientes no seu negócio.

Se você vende pela internet e nunca ouviu falar de cashback no e-commerce pode estar perdendo uma grande chance de ganhar dinheiro. 

Num cenário do mercado competitivo como o atual, estar por dentro dessa modalidade de compras é a cereja do bolo para atrair clientes e aumentar o faturamento.

Conseguimos despertar seu interesse no assunto? Então, continue a leitura e entenda o que é o cashback,  quais os benefícios para o seu negócio e como usar esse sistema no seu e-commerce.

Conheça o inimigo número 1 do abandono de carrinho!

O que é cashback?

A palavra cashback, que em bom português significa “dinheiro de volta”, é uma estratégia para fidelização de clientes.

O nome explica sem rodeios como funciona essa modalidade de compras que, literalmente, devolve parte do valor gasto à quem comprou, seja na forma de crédito ou por meio de descontos em uma próxima compra.

A ideia é justamente incentivar que as pessoas comprem ainda mais, oferecendo pontos ou créditos, para voltarem à loja e continuar comprando.

Essa estratégia proporciona – além da fidelização de clientes – o crescimento do número de vendas e a possibilidade de movimentar estoques parados.

O conceito de cashback surgiu com a empresa norte-americana Rakuten (antes conhecida como Ebates), em 1998. No Brasil, a ideia apareceu em 2007, mas só agora começou a ganhar força e visibilidade.

Cashback é o termo em inglês para “dinheiro de volta”. Foto: Unsplash

Como funciona o cashback?

Basicamente, o objetivo do cashback é incentivar que clientes acumulem dinheiro ao comprar. Quanto mais gastar em compras, mais “bônus” acumulados.

Vamos a um exemplo prático disso?Uma loja na internet vende uma bolsa por 100 reais, mas oferece 10% de cashback. Isso significa que a pessoa que comprar essa bolsa vai receber de volta 10 reais, para gastar em uma compra futura na mesma loja ou não.

O valor que volta para a pessoa que compra depende das definições de cada programa ou loja. Algumas plataformas, inclusive, permitem até sacar o dinheiro. É possível encontrar tanto cashback de valor fixo quanto cashback que funciona por porcentagem (falaremos sobre isso mais a frente, spoilers). 

5 vantagens do cashback para empresas

Usar o cashback no e-commerce oferece vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende.

Quem compra economiza e quem vende conquista (ainda mais) clientes porque geralmente as pessoas retornam para fazer uma nova compra. Confira 5 vantagens ao usar o cashback na sua loja virtual.

1 – Maior visibilidade

Num cenário de compras competitivo, como o atual, oferecer cashback é um recurso capaz de proporcionar maior visibilidade. Afinal, estamos falando de um benefício que ajuda na atração e fidelização de clientes.

Além disso, você também pode encontrar uma nova forma de anunciar os seus produtos. Isso porque as plataformas de cashback costumam divulgar as lojas parceiras em seus sites e redes sociais.

2 – Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um dos principais gatilhos quando o assunto é se consolidar no e-commerce.

Oferecer cashback é uma ótima oportunidade de garantir a satisfação de quem compra na sua loja, fazendo com que as pessoas voltem a comprar com você.

Além de se tornarem clientes fiéis, esse público também pode indicar novas pessoas para comprar, citando o cashback que sua empresa oferece.

3 – Competitividade

O cashback é um ótimo benefício para quem compra na internet. Quando você oferece essa vantagem a procura pelos seus produtos aumenta consideravelmente. Assim, você ganha em competitividade, já que a vantagem do dinheiro de volta pode atrair mais pessoas para a sua loja.

E por que isso acontece?

Embora o cashback seja conhecido, ele não é adotado em todas as lojas virtuais. Então, quando você implementa essa modalidade de compras na sua loja, dispara na frente da concorrência que não oferece a possibilidade de cashback.

4 – Aumentar a sua base de clientes

Lado a lado da fidelização de clientes e ao aumento da visibilidade, o cashback também é responsável por aumentar a base de clientes de uma empresa.

Isso porque, ao tornar a sua marca cada vez mais visível no mercado, mais pessoas vão saber que ela existe. O que acaba aumentando o número de pessoas na sua base.

Com várias opções no mercado, quem compra na internet acaba escolhendo quem oferece as melhores condições de compra, como no caso do cashback.

5 – Aumento do ticket médio

A gente viu no início desse conteúdo que a lógica do cashback é de que quanto mais uma pessoa compra, maior será o valor devolvido.

Isso significa que ao ganhar mais poder de compra com o desconto, é muito provável que essa pessoa compre ainda mais itens (ou gaste mais) para ganhar um crédito ainda maior.

O resultado? O ticket médio tem tudo para ser mais alto na loja!

Vamos a mais um exemplo prático: imagine que uma pessoa está procurando um notebook de mil reais numa loja de eletrônicos com a possibilidade de receber 10% de cashback. 

Com essa oportunidade, poderá escolher um computador de R$ 1.100, pois sabe que, com o bônus, pode ter melhor custo-benefício. É vantagem para quem compra e para quem vende, hein?

E quais as vantagens para clientes?

Além de ser vantajoso para quem vende, o cashback é vantajoso para quem compra na internet. Veja alguns dos benefícios:

  • Ter parte do dinheiro de volta
  • Não é burocrático
  • Aumenta o nível de satisfação
  • Maior confiança em fazer as compras

Segundo um levantamento feito pela Nielsen Global mais da metade de quem participa de programas de fidelidade globais (51%) dizem que descontos estão entre os benefícios mais valorizados, seguidos por recompensas monetárias na forma de reembolso ou devolução de dinheiro (45%).

Agora ficou mais fácil entender porque quem compra na internet gosta tanto de cashback, não é mesmo?

Participantes de programas de fidelidade dizem que a devolução de dinheiro está entre os benefícios mais valorizados. Foto: Freepik

Empresas que oferecem cashback

Agora que você já conhece essa modalidade de compras e quais os benefícios para a sua loja, vamos conhecer as marcas que tornam essa recompensa possível. Para implementar o cashback no e-commerce, é preciso se filiar a uma instituição que ofereça esse tipo de serviço.

Existem algumas plataformas referências no Brasil quando o assunto é cashback. Vamos explicar como cada um delas funciona. Vem com a gente!

Ame Digital

Ao falar de cashback no e-commerce não podemos deixar de mencionar a Ame Digital. Comprando a partir dele em lojas parceiras, uma porcentagem do pagamento retorna para a conta digital Ame do usuário e fica disponível de 7 a 30 dias após a confirmação da compra. Também é possível pagar e fazer transferências entre contas Ame usando o QR Code.

PicPay

No PicPay, quem faz compras recebe dinheiro de volta ao realizar pagamentos na carteira digital. Hoje, o valor de retorno é de até 5% do dinheiro gasto em compras online usando o cartão de crédito, com um valor máximo de R$ 50,00.

Meliúz

Considerada a maior empresa brasileira de cashback, a Méliuz possui mais de 1.600 lojas parceiras. Neste modelo, quem compra pode usar o valor na forma online ou presencial.

Mas como funciona na prática?

Não tem enrolação! Depois de se cadastrar, é só procurar pela loja online desejada, ativar o dinheiro de volta e fazer as compras normalmente no site ou aplicativo da loja.

Assim que o usuário acumular o valor mínimo de R$ 20,00 pode solicitar o resgate desse dinheiro para fazer Pix, pagar compras online, comprar créditos de celular e muito mais.

Ah, e o mais legal é que dá para resgatar o cashback do Méliuz direto para a conta bancária e essa transferência não gera custos. Em até 2 dias, o valor do cashback aparece no extrato do Méliuz.

Como oferecer cashback no e-commerce?

Se você precisa de um diferencial competitivo na sua loja virtual, o cashback é uma ótima estratégia para aumentar a atração e fidelização de clientes.

Além de proporcionar visibilidade aos produtos e ampliar as vendas, a estratégia gera mais credibilidade e fortalece o relacionamento com quem compra na sua loja.

Mas antes de anunciar em uma empresa de cashback, por mais incrível e vantajosa que a ideia de ter uma cashback no e-commerce possa parecer, é necessário olhar com atenção para um ponto muito  importante:

Você precisa fazer as contas para ver se realmente vale a pena ser uma loja parceira de alguma empresa de cashback. Às vezes é mais vantajoso investir em estratégias de marketing para a sua empresa.

Como o Melhor Envio pode ajudar a potencializar o seu negócio

Além do cashback existem outras estratégias para potencializar as vendas de um e-commerce, como a redução do custo do frete.

Nesse sentido, o Melhor Envio surge como um forte aliado e uma excelente alternativa para quem tem um negócio online e quer oferecer frete com preço irresistível. Isso porque a plataforma é uma ferramenta gratuita de cotação e compra de etiquetas de frete nas principais transportadoras do país.

Para usar é necessário criar uma conta, preencher os dados de envio na Calculadora de Fretes e, em segundos, receber diversas opções de frete com transportadoras que atendem aquele trecho.

📍 Se você ainda não é cliente, veja como funciona a nossa plataforma de cotação de frete e 10 motivos para usar o Melhor Envio!

Se precisar de mais dicas como essa, fale com um especialista em frete para entender melhor como podemos te ajudar.

Cadastre-se agora no Melhor Envio e tenha uma ferramenta gratuita que vai facilitar a logística do seu negócio online.

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Tags: Conceitos do e-commerce
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