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O que é checkout e como otimizá-lo em e-commerces de todos os tamanhos

Thiago Soares Por Thiago Soares
15 de maio de 2024
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace
Dicas para ter um checkout de sucesso

Dicas para ter um checkout de sucesso e 5 ferramentas essenciais para qualquer carrinho de e-commerce

Vamos começar esse artigo com uma cena que você já deve ter visto: sabe quando um comprador entra no site da sua loja, adiciona algum produto no carrinho e simplesmente não conclui o pedido? Esse tipo de situação acontece devido a problemas no checkout do e-commerce.

Nesse artigo vamos te contar o que é checkout, a importância dele para o seu negócio, quais são os modelos disponíveis para lojas virtuais e ainda 5 ferramentas que vão ajudar o seu e-commerce ter um processo de checkout mais lucrativo. Confira tudo isso a seguir!

O que é checkout?

Checkout é a última etapa de um processo de compra online. É nesse momento que o comprador revisa os pedidos no carrinho, informa os dados pessoais e endereço de entrega, define a opção de frete, escolhe a forma de pagamento e realiza o pagamento.

Qual a importância do checkout em uma estratégia de e-commerce

Confira alguns dos motivos que fazem do checkout uma das etapas mais importantes do processo de vendas de um e-commerce.

Melhora da experiência do cliente: o checkout é uma parte crucial da experiência do comprador. Caso o sistema de compra seja complicado, confuso ou demorado, os clientes podem ficar frustrados e desistirem das compras, resultando em perda de vendas e redução da satisfação do comprador.

Aumento da segurança e confiança: o checkout é o momento em que os clientes inserem informações pessoais e dados sensíveis de pagamento. Dessa forma é importante investir em ferramentas que deixem o checkout  da sua loja mais seguro, com certificações de proteção e métodos de pagamento confiáveis que protejam os dados dos compradores.

Aumento da conversão de vendas: um checkout eficiente e intuitivo pode aumentar significativamente as taxas de conversão. Não se esqueça, um checkout simplificado torna muito mais provável que o cliente conclua uma compra.

Fatores como custo elevado do frete, prazo de entrega muito longo, poucas opções de forma de pagamento e um sistema de checkout pouco intuitivo são apenas alguns dos fatores que levam uma loja virtual a ter um baixo índice de conversão de vendas.

Por isso, busque sempre novas formas de oferecer a melhor experiência de compra possível para o seu cliente.

Para te ajudar nessa missão, a seguir vamos explicar os tipos de checkout para e-commerce, qual o melhor modelo, além de ferramentas que vão ajudar a sua loja virtual a ter um checkout de sucesso.

Tipos de checkout para e-commerce

Checkout com redirecionamento

No checkout com redirecionamento, como o próprio nome já entrega, o cliente começa o processo de compra no site da loja e é redirecionado para a página de um intermediador responsável por realizar a transação.

Atualmente, esse tipo de checkout é o menos indicado para as operações de e-commerce,  uma vez que muitos compradores podem não se sentir seguros ao serem redirecionados para uma página de terceiro para finalizar o processo de compra.

Checkout transparente

Já com o checkout transparente todo o processo de compra e finalização do pedido é realizado dentro do site da loja virtual.

Esse é um tipo de checkout muito mais indicado, uma vez que realizar todo o processo de compra na mesma página aumenta a segurança do comprador e reduz as chances de abandono de carrinho.

Checkout lightbox

O checkout lightbox é muito parecido com o transparente, mas ao longo do processo a conclusão do pagamento e finalização do pedido é realizada através de uma janela pop-up que pode ser personalizada com a identidade visual do seu e-commerce.

Por mais que o cliente também não saia do site nesse formato, o checkout transparente ainda leva certa vantagem em relação ao checkout lightbox pois para algumas pessoas a experiência de finalizar o pedido em uma janela pop-up pode gerar insegurança e fazer o cliente não finalizar o pedido.

As 5 melhores ferramentas de checkout para e-commerce

Tray

A Tray é uma plataforma de e-commerce completa para criação de lojas virtuais personalizadas do zero. Ao trabalhar com a plataforma, o seu e-commerce terá um carrinho com checkout transparente e muitos tipos de pagamentos disponíveis: cartão, boleto, transferência e pix. Um grande ponto positivo para melhorar a experiência do usuário.

Além disso, ao utilizar a Tray para hospedar a sua loja online você terá acesso a uma série de ferramentas e possibilidades de integração com aplicações que deixam o processo de checkout bem mais prático e seguro. Como por exemplo, todas as aplicações que vamos falar a seguir e muitas outras.

Use a Tray e tenha checkout transparente no seu negócio

Bling!

Já a Bling é um plataforma ERP, ou seja, um sistema de planejamento de recursos que ajuda a administrar sua loja virtual.

Uma das principais vantagens da Bling para o seu checkout é o sistema facilitado de emissão de notas fiscais e boletos, o que acelera o processo de liberação e entrega do pedido. O sistema está disponível para  integração com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado.

Use a Bling no checkout do seu negócio

Melhor Envio

Quando o assunto é vendas online, um dos maiores causadores de desistência de compra é o valor do frete. Para te ajudar a oferecer o frete mais barato possível para o cliente é que o Melhor Envio chega para ajudar o seu negócio.

O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e gestão de frete para e-commerce totalmente grátis. Ao integrar o Melhor Envio ao seu checkout o cliente consegue escolher a melhor condição de frete nas principais transportadoras do país.

Calculadora de Frete do Melhor Envio

Encontre o melhor frete para o seu envio

 










Transportadora Modalidade de frete Valor no balcão Valor estimado do frete* Prazo estimado
Correios SEDEX R$ — R$ — 6 dias úteis
Jadlog .Package R$ — R$ — 6 dias úteis
LATAM Cargo éFácil R$ — R$ — 4 dias úteis
Azul Cargo Express Amanhã R$ — R$ — 6 dias úteis

Não foi possível realizar essa cotação.Por gentileza, revise os parâmetros informados.



A partir daí o processo de geração de etiqueta é automático, basta imprimir, colar na encomenda e preparar o envio.

E não para por aí, além da Calculadora de Frete para checkout, o Melhor Envio oferece outras ferramentas gratuitas que facilitam o processo de entregas, como o Melhor Rastreio (sistema completo de rastreio de pedidos para loja online) e unidades físicas de recebimento de pedidos para postagem em todo o Brasil.

Use o Melhor Envio no checkout do seu e-commerce

Vindi

A Vindi é uma solução de pagamentos completa para lojas virtuais. Ao integrar a plataforma ao checkout da sua loja ela passará a oferecer todos os principais meios de pagamento disponíveis (cartões de todas as bandeiras com taxa única, boletos, TEF e PIX), sem se preocupar com integrações em diferentes gateways, adquirentes e bancos.

O serviço oferece ainda proteção contra fraude para todas as transações realizadas dentro do seu site. Além disso, gerenciar os pagamentos recebidos fica mais fácil com o sistema unificado da Vindi, que oferece a praticidade do lojista receber o pagamento antecipado de compras parceladas.

Use a Vindi no checkout do seu e-commerce

Octadesk

E se o comprador tiver algum problema durante ou após a compra? Para dar o suporte necessário ao cliente é importante que o seu e-commerce trabalhe com uma plataforma de atendimento como a Octadesk.

A Octadesk centraliza múltiplos canais como WhatsApp, Chatbot, Instagram, chat e e-mail em um só lugar para melhorar a gestão de toda a jornada do cliente e também o dia a dia do time de atendimento.

Além disso, a plataforma de atendimento conta com sistema de suporte automatizado e também por inteligência artificial, que permite atender o seu cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Use a Octadesk no checkout do seu negócio

Conclusão

O checkout desempenha um papel vital no sucesso de um e-commerce. É mais do que apenas uma etapa final no processo de compra; é o momento crucial em que a experiência do cliente é solidificada e a conversão de vendas é realizada. 

Um processo de compra eficiente, seguro e intuitivo pode aumentar significativamente as taxas de conversão, reduzir o abandono de carrinho e melhorar a satisfação do cliente. 

Portanto, investir na otimização do checkout é fundamental para maximizar o desempenho e o crescimento de um negócio online.

Leia também

  • Como criar uma política de frete para e-commerce
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  • Como utilizar a Calculadora de Frete do Melhor Envio
  • Como integrar o Melhor Envio a uma loja virtual
Tags: checkoutcheckout o que éo que é checkout
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