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Como usar o markup na precificação de produtos?

Entenda como a precificação de produtos impacta o lucro do seu e-commerce.
Camila Melo Por Camila Melo
5 de julho de 2022
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace

Quer entender melhor como a precificação de venda impacta o lucro do seu e-commerce? Confira as dicas que preparamos sobre markup e veja como precificar corretamente produtos ou serviços no seu negócio.

Quando você vai fazer compras online, qual é o primeiro critério que usa na hora de escolher um produto? O preço? Frete grátis? Experiência positiva?

Uma pesquisa da Opinion Box mostra que 74% das pessoas que fazem compras online têm o preço como principal critério de escolha.

Precificar produtos e serviços se baseando na intuição e nos preços da concorrência está longe de ser uma boa prática. Isso porque uma estratégia de precificação errada pode comprometer o sucesso do negócio!

A precificação de produtos e serviços é um grande desafio na sua vida também?

Para ter essa resposta, você precisa entender como funciona o markup. Não tem ideia de como fazer isso? Sem problemas! 

Preparamos um conteúdo descomplicado que vai te ajudar a resolver esse desafio. Pegue um café e comece sua leitura! 

A seguir você irá aprender sobre:

  • Markup, o que é?
  • Para que serve o markup?
  • Como fazer o cálculo do markup?
  • Vantagens de usar o markup na precificação
  • Conhecendo o programa de vantagens do Melhor Envio

Mas primeiro, para começar a aproveitar todas essas vantagens é preciso fazer o cadastro gratuito no Melhor Envio. É fácil, rápido e só clicar no botão abaixo:

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Markup, o que é?

Markup é um cálculo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Em outras palavras, o markup é um método usado para a precificação de produtos e serviços, baseado nas seguintes informações:

  • Despesas fixas e variáveis de uma empresa
  • Custo de produção ou aquisição do produto
  • Margem de lucro pretendida

O índice de markup é variável e depende do nicho, público-alvo, tipo de produto ou serviço vendido de cada lojista.

É importante lembrar que o cálculo do markup deve ser estratégico, inclusive ao oferecer descontos e promoções.

Como usar o markup na precificação de produtos?
O markup é um cálculo usado para chegar à formação do preço de venda. Ele é aplicado sempre sobre o custo dos produtos. Imagem: Unsplash.

Para que serve o markup?

A gente sabe que precificar produtos e serviços não é uma tarefa tão simples.

É aí que entra o markup. 

Quando usamos o markup na precificação, fica mais fácil garantir que o faturamento seja suficiente para cobrir todos os gastos e gerar ganhos.

Qualquer produto ou serviço tem um custo de produção, certo? Para que a empresa tenha lucro, essas despesas devem ser somadas à margem de lucro, formando o valor total do produto ou serviço vendido.

Sem rodeios, o markup ajuda a garantir lucratividade sobre cada venda, agilidade e poder de decisão para quem vende, sem afetar a rentabilidade da empresa.

Como fazer o cálculo do markup?

Vamos ao que realmente interessa? Para começar, na hora de fazer o cálculo do markup precisamos ter algumas informações em mãos.

A primeira coisa que você precisa saber é que para usar o markup como indicador de precificação, é preciso conhecer o histórico da sua empresa para analisar os valores que serão usados para o cálculo. 

Além disso, esse índice pode variar de acordo com sazonalidades e dinâmicas do seu nicho. É importante preparar sua estratégia de precificação considerando o calendário comercial do ano.

Afinal, todos os custos devem estar inclusos no preço de venda. 

Se isso não for possível, o ideal é que você procure o índice praticado no nicho de mercado em que o produto ou serviço será lançado, certo?

Aqui são as variáveis para considerarmos na hora de calcular o markup:

  • Despesas fixas (DF): custos administrativos necessários para manter a operação da empresa — aluguel, folhas de pagamento, água, luz
  • Despesas variáveis (DV): aquelas ligadas à venda, como impostos, frete, despesas com mão de obra
  • Custo de produção: custos com a fabricação ou aquisição da mercadoria
  • Margem de lucro (ML): quantia que se espera ganhar após a venda de um produto ou serviço

Vamos ao passo a passo:

1- A primeira coisa a se fazer é identificar o percentual de despesas variáveis de cada unidade de produto ou serviço vendido

2- Depois, identificar o percentual que representam as despesas fixas de cada unidade de produto ou serviço

3- E por fim, definir o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço

Markup = 100 / (Despesas Variáveis + Despesas Fixas + Lucro desejado)

Para entender melhor, que tal um exemplo prático?

Vamos supor que uma loja vende camisetas que custam R$ 15, e para o cálculo do markup temos os seguintes índices:

  • Custo Unitário de Produção: R$ 15,00
  • Despesas Fixas: 15%
  • Despesas Variáveis: 20%
  • Lucro Esperado: 30%

Com isso, a precificação do produto será:

  • Markup =100 / [100 – (15 + 20 + 30)]
  • Markup =100 / [100 – (65)]
  • Markup =100 / 35
  • Markup = 2, 8571

Com o cálculo do markup feito é hora de calcular o preço de venda do produto, seguindo essa fórmula: 

Preço de Venda = Custo x Markup

Sendo assim, no cenário do nosso exemplo, da empresa que produz camisetas, temos:

  • Preço de Venda = 15 x 2,8571
  • Preço de Venda = 42,86

Vantagens de usar o markup na precificação

Uma das grandes vantagens do markup é que qualquer empresa pode usar esse cálculo em seu planejamento financeiro. Independente do tamanho, segmento e tipo de negócio, o markup pode complementar sua estratégia de precificação.

Então, se você ainda não usa o markup, confira nossas dicas e veja boas razões para começar já e aumentar sua visibilidade na internet!

1 – Facilidade na hora de oferecer descontos

Outro ponto altamente positivo para a organização é a segurança na hora de definir seu limite de concessão de descontos na venda dos produtos ou serviços, evitando que a empresa tome medidas equivocadas e sofra prejuízos.

2 – Competitividade nos preços

Considerando que o markup tem o objetivo de oferecer auxílio na aplicação do preço de venda, com o cálculo preciso sobre os custos, despesas e a margem de lucro, é correto afirmar que seu conceito ajuda a tornar a estratégia de precificação muito mais competitiva.

Afinal, o preço de venda deve estar diretamente ligado à sobrevivência da empresa, além de ser justo diante do mercado em que o produto está inserido e, é claro, ser atrativo para o consumidor.

3 – Aumento de lucro

Quando você leva em consideração o preço de markup, fica muito mais fácil definir preços estratégicos para seus produtos e serviços, podendo gerar mais lucro para o seu negócio. 

Como você faz a precificação de seus produtos ou serviços? Já usa o markup na hora do cálculo?

Mas não é só custo e preço…

Alguns outros pontos precisam ser lembrados na hora de calcular o markup, por exemplo, o valor agregado ao produto.

Quando clientes só enxergam o preço, isso passa a ser o principal fator de compra. Mas quando a empresa agrega valor aos produtos, o preço deixa de ser tão decisivo na hora da compra. 

Mas o que seria agregar valor ao produto? O valor pode ser percebido de formas diferentes para cada tipo de cliente.

Agregar valor ao produto ou serviço significa não apenas vendê-lo, mas também:

  • Oferecer inovação
  • Qualidade
  • Satisfação 
  • E, principalmente, criar experiências positivas para transformar clientes em fãs da sua marca

A gente conseguiu te ajudar com o markup?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é e como calcular o markup. 

Agora que você já sabe exatamente como precificar usando o markup, que tal revisar o seu preço e verificar se ele cobre custos, despesas e gera o lucro desejado para sua empresa?

Assim, você consegue definir os preços dos seus produtos e serviços de forma consciente e sem prejuízos.

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Tags: Conceitos do e-commerce
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