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Como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook? – Guia para Ad Library

Como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook
Lucimara Leandro Por Lucimara Leandro
21 de março de 2023
Em Marketing Digital
0
Home Marketing Digital

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta muito valiosa para quem atua no e-commerce ou no varejo físico. 

Resumidamente, você consegue:

  • obter inspirações para criação de Anúncios;
  • acompanhar as estratégias de publicidade adotadas pela concorrência;
  • melhorar o desempenho das suas campanhas veiculadas nas redes sociais e plataformas da Meta, entre outras possibilidades.

Ah! Para quem não conhece, a Meta é a empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e outros serviços do grupo. 😉

Mas antes de conferir como usar a Biblioteca de Anúncios, clique no botão abaixo e comece a otimizar o frete da sua loja virtual hoje mesmo.

Experimente o Melhor Envio!

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios ou Ad Library, do termo em inglês, é uma espécie de catálogo público que permite buscar Anúncios que estão em veiculação (“ativos”) em algum aplicativo ou ferramenta do grupo Meta: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

O recurso também possibilita pesquisar Anúncios inativos sobre temas sociais, política e eleições, veiculados há menos de 7 anos.

De acordo com o Facebook, o principal objetivo da Ad Library é garantir a transparência e o acesso a informação, já que qualquer pessoa é capaz de consultar informações como:

  • anunciantes, ou seja, quem financiou as campanhas; 
  • todas as versões de Anúncios dinâmicos;
  • criativos dos Anúncios: links, imagens, textos e vídeos usados;
  • a duração e alcance das campanhas, com uma estimativa do número de impressões recebidas;
  • a segmentação demográfica e localização do público-alvo que visualizou o anúncio;
  • uma estimativa dos valores gastos com cada anúncio pago;
  • em quais canais o anúncio foi veiculado.
Exemplo de uma pesquisa feita na Biblioteca de Anúncios sobre um tema social. Imagem: Reprodução/Facebook Meta

Importante: algumas dessas informações aparecem somente em pesquisas relacionadas à temas sociais, política e eleições. 

Na Biblioteca de Anúncios é possível fazer consultas por palavras-chave específicas ou buscar pelo nome do anunciante ou empresa. O mais legal é que você não precisa ter uma conta no Facebook para usar a ferramenta.

Como mostraremos mais adiante, a Ad Library pode ser muito útil para quem trabalha no e-commerce, pois permite acompanhar as estratégias de marketing da concorrência e até tirar insights para as ações da sua marca.

Como fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios do Facebook? 

  1. Acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook.
  2. Vá até o campo Pesquisar Anúncios.
A Biblioteca de Anúncios Meta é um recurso público onde as pessoas podem buscar informações de Anúncios ativos e, em alguns casos, campanhas desativadas. Imagem: Reprodução/Facebook Meta

Descrição: Print de tela mostrando a página inicial da Biblioteca de Anúncios

  1. Defina a localização e selecione a categoria do anúncio.
  2. Digite a palavra-chave, o nome da pessoa, político ou da empresa que deseja pesquisar.
  3. Clique na tecla Enter ou no ícone em formato de lupa.
A opção “Todos os Anúncios” é mais indicada para quem quer procurar Anúncios comerciais.
  1. No topo de cada anúncio estão alguns dados como: data de veiculação, as plataformas onde o anúncio foi divulgado e o número de identificação. 

Também pode aparecer o ícone “i” indicando que o conteúdo possui várias versões de Anúncios dinâmicos. Além da quantidade de Anúncios que usam o mesmo criativo e o mesmo texto.

Clicando em Ver detalhes do anúncio, você tem acesso a todas essas informações de forma mais detalhada. 

Na Biblioteca do Facebook você pode ver detalhadamente cada anúncio. Imagem: Reprodução/Facebook Meta
  1. procurar alguma palavra-chave ou anunciante, aplique os filtros de buscas da Biblioteca de Anúncios do Facebook para obter melhores resultados.
Após pesquisar alguma palavra-chave, use filtros de busca da Biblioteca de Anúncios para obter resultados mais precisos. Imagem: Reprodução/Facebook Meta

Por que acessar a Biblioteca de Anúncios?     

A Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser usada para diferentes finalidades. A seguir, listamos alguns motivos para você acessar a Ad Library:

1 – Monitorar a concorrência

A Biblioteca do Facebook é uma boa ferramenta para fazer consultas de campanhas comerciais ativas. 

Dessa forma, é possível ver quais tipos de anúncio estão sendo divulgados por empresas do seu nicho, quais plataformas são as mais usadas, o tempo de veiculação e as impressões por data. 

Isso permite que empreendedores tenham um panorama da abordagem adotada por concorrentes e tracem estratégias de publicidade mais eficazes. 

2 – Buscar inspiração e identificar elementos que trazem resultados

Está sofrendo com a falta de ideias na hora de criar um anúncio? Que tal usar a Biblioteca do Facebook para superar um bloqueio criativo?! 

Além de servir como uma fonte de inspiração, na Ad Library você consegue analisar quais formatos, textos e peças gráficas estão trazendo mais resultados para a concorrência.

Nesse sentido, preste atenção aos seguintes elementos:

Texto dos Anúncios: 

Normalmente os textos dos Anúncios são chamados de copy e têm como foco principal a conversão. 

Com essa informação em mente, observe atentamente pontos como: tamanho de cada copy, estilo de redação, quais técnicas de persuasão e gatilhos mentais foram usados, entre outros fatores que possam servir de inspiração ou para direcionar a sua abordagem.

Leia também: 7 dicas de copywriting para criar textos persuasivos

Parte gráfica:

Observe os formatos utilizados nos criativos, qual a recorrência do uso de fotos, ilustrações, vídeos, animações, memes, se existe ou não um padrão de cores, fontes e etc. 

CTAs

Ficar de olho nos Calls-to-Actions (Chamada para ação) que a concorrência está usando pode ajudar você a conduzir melhor suas campanhas. Portanto, clique em cima dos CTAs e veja para onde seus concorrentes querem levar as pessoas que visualizam os Anúncios.

3 – Descobrir tendências

Através da Biblioteca de Anúncios você pode descobrir tendências em alta, principalmente no Facebook e Instagram que são as redes sociais que estão na Ad Library. 

Outro recurso interessante é a facilidade de identificar palavras-chave relevantes para a marca e ainda verificar se essas palavras estão veiculadas em Anúncios de outras empresas. 

Venda mais com a ajuda do Melhor Envio

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Tags: Facebook Ads
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