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O que é Google Trends e como usar a ferramenta na sua estratégia de vendas

Camila Melo Por Camila Melo
3 de agosto de 2023
Em Marketing Digital
0
Home Marketing Digital
Descubra o que seus clientes pesquisam na internet com o Google Trends!

Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar e analisar as tendências e os assuntos mais pesquisados no Google.

Se você tem um ecommerce, provavelmente já ouviu falar sobre Google Trends. Mas você sabe como aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta?

Neste guia completo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Google Trends e como usar essa ferramenta gratuita para impulsionar as suas vendas online.

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O que é Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar o número de buscas por uma determinada palavra-chave, expressão ou termo ao longo do tempo.

Além disso, a ferramenta traz gráficos que mostram como a busca de uma palavra-chave foi crescendo ou caindo ao longo do tempo e quais lugares do mundo a busca é mais popular.

Como o Google Trends funciona?

Uma ferramenta gratuita, simples de usar e extremamente valiosa tanto para quem está no começo do negócio quanto para quem já tem presença no mercado.

Ao pesquisar uma palavra-chave, o Google Trends mostra um gráfico como o da imagem a seguir. A palavra pesquisada no nosso exemplo foi “AR Correios” – nome do serviço adicional dos Correios para comprovar a entrega de encomendas.

Perceba que o eixo vertical indica o volume de pesquisas pelo termo, enquanto o horizontal mostra o período de análise.

Ah, vale reforçar que a curva de crescimento dos gráficos nem sempre é crescente, ok? Dependendo do termo, as buscas podem oscilar e diminuir ao longo do tempo.

Exemplo de análise feita no Google Trends. Na imagem, percebemos que as buscas pelo termo “AR Correios” cresceram e também tiveram uma grande variação entre 2004 e 2023. | Reprodução: Google Trends.

Quais as vantagens de usar o Google Trends?

O Google Trends foi criado há mais de 10 anos para monitorar as principais tendências de busca ao redor do mundo. 

Além de mostrar quais são os assuntos mais bombados do momento, o Google Trends é um ótimo aliado para quem vende pela internet.

A ferramenta gratuita do Google gera insights de produtos, categorias e sazonalidades com alto potencial no varejo e e-commerce.

Com a ferramenta gratuita do Google é possível conferir informações como:

Identificação de tendências

O Google Trends permite identificar tendências de pesquisa em tempo real. Com ela, você pode acompanhar termos, produtos e tópicos em alta, antecipando-se às demandas do mercado e ajustando a sua estratégia de conteúdo.

Otimização de palavras-chave

O Google Trends ajuda a otimizar as suas palavras-chave, assim você pode descobrir o que está sendo mais buscadas pelo público e direcionar sua pesquisa para atrair mais tráfego qualificado. 

Segmentação geográfica

O Google Trends permite filtrar os resultados por localização geográfica, permitindo adaptar sua estratégia de acordo com as preferências e interesses de cada região. 

Insights de sazonalidade

A ferramenta fornece insights sobre sazonalidade, ajudando na preparação para picos e quedas de interesse em determinados períodos. 

Identificação de oportunidades de conteúdo

Ao analisar os dados do Google Trends, é possível identificar oportunidades para criar conteúdo relevante e atual, alinhado com as demandas do público-alvo. 

Análise da concorrência

O Google Trends te ajuda a identificar como a sua concorrente está se saindo e a encontrar oportunidades para se destacar no seu nicho de mercado.

Ao aproveitar essas vantagens do Google Trends, você poderá tomar decisões para impulsionar o crescimento do seu negócio e aumentar suas vendas.

Como usar o Google Trends na sua estratégia de vendas?

Sim, o Google Trends pode te ajudar a aumentar as vendas! 

Ao encontrar as tendências e aplicá-las na sua estratégia, as chances de aparecer para os usuários aumentam consideravelmente, criando a possibilidade maior de conversão. 

Se você vende um produto ou serviço, precisa estar de olho nas tendências! É importante saber o que surge no mercado e a preferência das pessoas.

Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que no Brasil 90% das pessoas usam o Google antes de fechar uma compra.

Com o Google Trends, você pode analisar assuntos relevantes sobre o seu negócio e aproveitar esse conhecimento para aumentar as vendas.

Pesquisar com frequência os termos mais buscados na internet vai te ajudar a descobrir o que os seus clientes realmente querem consumir. 

Além disso, você:

  • Descobre quais são as categorias e os produtos mais buscados na internet
  • Se antecipa para as sazonalidades mais importantes do varejo
  • Conhece melhor o perfil dos consumidores brasileiros
  • Aproveita as top trends para atualizar o estoque da sua loja virtual
  • Cria conteúdos originais sobre assuntos em alta

Percebeu como as vantagens são inúmeras? Agora vamos à parte prática da ferramenta!

Passo a passo de como usar o Google Trends

Confira a seguir o passo a passo de como usar o Google Trends para descobrir tendências e novas oportunidades de venda

1) Acesse o Google Trends

Primeiro passo é acessar o site do Google Trends em https://trends.google.com.br/trends/

Essa é a página inicial do Google Trends. Nela, você encontra uma barra de pesquisa. É nesse espaço que você pode buscar por um termo específico. Reprodução: Google Trends.

2) Confira as pesquisas em alta

No topo da tela, vemos as opções Início, Explorar e Em alta. Os resultados mostrados ali são atualizados de hora em hora sobre buscas que tiveram crescimento nas últimas 24 horas. 

3) Digite um termo para pesquisa

Vá na barra de pesquisa do Google Trends e digite o termo que você deseja analisar. No exemplo abaixo, pesquisamos pelo termo “Instagram”.

4) Filtre os campos de busca

Use os filtros do Google Trends para definir país, período, categoria de busca e tipo de pesquisa que você deseja fazer.

Aqui nesse exemplo, filtramos pelo período de análise, que indica o interesse pelo termo “Instagram” ao longo do tempo, de 2004 a 2023. Reprodução: Google Trends.

5) Veja os assuntos e pesquisas relacionadas

Depois de conferir o volume de buscas pelo termo ao longo do período definido, role a página para ver os assuntos e pesquisas relacionadas.

Aqui vale destacar a diferença entre as duas coisas:

  • Assuntos relacionados: são os temas pesquisados pelos usuários
  • Pesquisas relacionadas: são os termos e palavras pesquisados pelos usuários

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Perguntas frequentes sobre Google Trends

O que é o Google Trends?

Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar e analisar tendências como palavras-chave, expressões e assuntos mais pesquisados no Google.

Como funciona o Google Trends?

Ao pesquisar por uma palavra, o Google Trends mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical, o volume de buscas.

Como e por que usar o Google Trends?

Com o Google Trends é possível descobrir o interesse dos seus clientes por determinados termos ao longo do tempo, identificar padrões sazonais e comparar a popularidade de diferentes palavras-chave. É uma excelente ferramenta para pesquisas de mercado, análise de concorrência e criação de estratégias de marketing digital.

Dica de Leitura: Black Friday: dicas para fazer a entrega perfeita

Tags: Aumentar as vendas online
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