Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS
  • EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • MELHOR ENVIO

Como justificar um atraso na entrega: 5 dicas e exemplo prático

Thiago Soares Por Thiago Soares
25 de julho de 2024
Em E-commerce e Marketplace
0
Home E-commerce e Marketplace
5 dicas para justificar um atraso na entrega.

Justificar um atraso na entrega pode ser uma tarefa desafiadora. Nesse momento, é crucial atenção total ao atendimento para garantir a satisfação do cliente, mesmo ocorrendo um problema no pedido.

Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para comunicar atrasos de maneira eficaz, minimizando impactos negativos e preservando a reputação da sua empresa.

E não para por aí, ao fim do conteúdo vamos dar uma dica especial de como economizar nos fretes da sua loja e ter atendimento especializado para te ajudar em situações como essa. Descubra tudo isso a seguir!

Tenha fretes mais baratos e com atendimento especializado

Como justificar um atraso na entrega? 5 dicas simples e eficazes

1. Notifique o Cliente o Mais Cedo Possível

Ao notar que um atraso na entrega irá ocorrer, informe imediatamente ao cliente. A agilidade na comunicação demonstra responsabilidade e transmite mais segurança para o comprador.

Além de realizar uma comunicação por e-mail, informe também pelos canais mais utilizados por seus clientes, como pelo WhatsApp. Dessa forma, você terá a certeza que a mensagem será lida mais rapidamente.

2. Explique o Motivo do Atraso

Seja honesto sobre o motivo do atraso. Problemas operacionais internos da sua loja, desafios logísticos da transportadora e até condições climáticas podem fazer com que um pedido atrase. Dessa forma, é importante ter em mente que a entrega das vendas realizadas online podem atrasar por motivos que, muitas vezes, não são por culpa direta do seu negócio.  

Por isso, envie uma explicação clara ao cliente sobre o motivo do atraso para que ele entenda a situação.

3. Ofereça Soluções e Alternativas

Além de explicar o motivo do atraso, ofereça soluções para reduzir os impactos negativos, caso isso seja possível. Essa compensação pode ser cupons de desconto para novas compras e o envio de um novo produto o mais rápido possível, medida ideal para os casos de extravio ou furto durante o transporte.

Seja qual for o motivo do atraso da encomenda, o importante é mostrar ao consumidor que a sua loja online é um lugar seguro para comprar e que se empenha em resolver os problemas quando eles acontecem.

4. Peça desculpas e seja empático

Um pedido de desculpas sincero sempre faz toda a diferença. Sendo assim, demonstre empatia e compreensão pelo transtorno causado. Os clientes sempre valorizam quando sentem que suas preocupações são levadas a sério,

5. Mantenha o Cliente Atualizado

Mantenha o cliente informado sobre o andamento da situação e enviando novas atualizações até que a entrega seja concluída. Dessa forma, o seu e-commerce evita que o cliente perca a confiança no negócio e, até mesmo, aumente as chances de fidelização após o ocorrido.

Exemplo de mensagem de justificativa de atraso na entrega para o cliente

Confira um exemplo de mensagem que você pode usar como referência para justificar um atraso na entrega de um pedido. Use como base para criação da mensagem do seu negócio:

Assunto: Notificação de Atraso na Entrega do Pedido #12345

Prezado(a) [Nome do Cliente],

Gostaríamos de informá-lo(a) que, devido a [descreva o motivo do atraso de maneira concisa, por exemplo, “um problema de logística interno da transportadora”], a entrega do seu pedido #12345, originalmente programada para [data original], será adiada.

Pedimos desculpas sinceras por qualquer inconveniente que isso possa causar e estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Esperamos que seu pedido seja entregue até [nova data estimada].

Para compensar o transtorno, gostaríamos de oferecer [descreva a compensação, como um desconto ou um brinde]. Agradecemos sua compreensão e paciência.

Por favor, não hesite em entrar em contato conosco se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Seu Cargo]

[Nome da Empresa]

[Informações de Contato]

Contrate frete mais barato, com rastreio prático e suporte especializado com o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma solução completa de frete e logística para e-commerce. Com o Melhor Envio você terá acesso a ferramentas gratuitas de cotação e gestão de frete que farão a sua loja online vender mais e ter menos dor de cabeça com a entrega dos pedidos.

Veja as principais vantagens deste serviço gratuito!

Fretes mais barato para loja virtual

Uma das ferramentas oferecidas pelo Melhor Envio é a Calculadora de Frete. Com ela é possível contratar fretes com preços e condições exclusivas nas principais transportadoras do país sem a necessidade de ter um contrato exclusivo com cada uma delas.

Calculadora de Frete do Melhor Envio

Encontre o melhor frete para o seu envio

 










Transportadora Modalidade de frete Valor no balcão Valor estimado do frete* Prazo estimado
Correios SEDEX R$ — R$ — 6 dias úteis
Jadlog .Package R$ — R$ — 6 dias úteis
LATAM Cargo éFácil R$ — R$ — 4 dias úteis
Azul Cargo Express Amanhã R$ — R$ — 6 dias úteis

Não foi possível realizar essa cotação.Por gentileza, revise os parâmetros informados.


 Adicione a Calculadora de Frete a sua loja online

A calculadora pode ser utilizada direto no site do Melhor Envio ou, o que é bem mais prático, integrada no seu e-commerce.

Ao integrar o Melhor Envio à sua loja virtual, o seu cliente poderá calcular o frete da compra e escolher a opção mais vantajosa para o seu pedido. Com a compra finalizada, uma etiqueta de frete é gerada automaticamente, é só colar no pacote e postar!

Além de facilitar o processo de envio de encomendas ao utilizar a Calculadora de Frete do Melhor Envio você irá reduzir o temido indicador de abandono de carrinho, gerado muitas vezes pelo custo do frete.

O serviço está disponível para integração nas principais plataformas de e-commerce do país e também para quem possui site com desenvolvimento próprio. Aprenda como integrar o Melhor Envio à sua loja virtual em nosso artigo especial sobre o assunto:

  • Como fazer integração Melhor Envio com lojas virtuais

Logística de frete facilitada

Como dissemos, o Melhor Envio é uma solução de logística de frete completa que vai muito além da Calculadora de Frete. Com o serviço o seu negócio terá acesso também a soluções como pontos de coleta e o Melhor Rastreio. 

Com os pontos parceiros você poderá fazer a postagem de pedidos em mais de 1.000 estabelecimentos comerciais parceiros do Melhor Envio (como lojas, farmácias, padarias, etc.). Essa é uma praticidade que é uma mão na roda caso o serviço esteja disponível no seu bairro.

Já o Melhor Rastreio é um serviço de rastreio completo para lojas virtuais. Nele é possível conferir, em um só lugar, o andamento das entregas realizadas pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Além do monitoramento das entregas, com o Melhor Rastreio é possível enviar notificações sobre cada movimentação da entrega para o email do cliente.

Rastreie suas encomendas com o Melhor Rastreio

Atendimento especializado

O Melhor Envio é uma ponte entre lojistas e transportadoras, mas caso você tenha algum problema com a sua entrega, temos um time de especialistas em frete prontos para ajudar a sua loja a resolver o problema junto à transportadora.

Essa é uma força e tanto quando o assunto é vendas online, onde atrasos podem acontecer. 

Clube de benefícios

Quem vende gerando suas etiquetas de frete com o Melhor Envio tem acesso ao clube de benefícios do Melhor Envio.

Com o clube de benefícios, quanto mais fretes você contrata novos níveis são liberados que desbloqueiam benefícios exclusivos, como ainda mais descontos nos fretes e atendimento prioritário.

Serviço e cadastro gratuitos

Agora chegamos a melhor parte, como dissemos, você não paga nada a mais para ter acesso a todas essas vantagens competitivas a favor do seu negócio.

Sendo assim, nada de número mínimo de pedidos, mensalidade ou outras pegadinhas. Ou seja, você só pagará pelas etiquetas de frete contratadas utilizando o Melhor Envio para ter acesso a todas essas ferramentas logísticas. 

Não perca tempo e faça, agora mesmo, o seu cadastro no Melhor Envio.

Cadastre-se grátis no Melhor Envio
Tags: como justificar atraso na entrega
Postagem anterior

Impressoras de etiquetas: as 5 melhores impressoras térmicas para lojas virtuais e físicas

Próxima postagem

Melhore a Logística da sua Loja Nuvemshop com o aplicativo de frete do Melhor Envio

Próxima postagem
Imagem destacada do artigo "como integrar o Melhor Envio a Nuvemshop".

Melhore a Logística da sua Loja Nuvemshop com o aplicativo de frete do Melhor Envio

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Melhor Rastreio

Melhor Rastreio: faço o rastreio de 7 transportadoras em um só lugar

março, 2025
Cupom Melhor Envio

Cupom Melhor Envio: como ganhar desconto no Melhor Envio e cupom de 10% para novos usuários

março, 2025
capa do artigo Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

janeiro, 2025
Institucional Melhor Rastreio Melhor Envio
Ponto Parceiro
Central de ajuda
Parceiros
Categorias E-commerce e Marketplace Datas especiais
Finanças
Empreendedorismo e Gestão
Frete e Logística
Marketing Digital
Sobre nós
Fale com a gente Termos de uso
Política de privacidade
Política de cookies
Melhor Envio 2025
Todos os direitos reservados

  • #43853 (sem título)
  • Calculadora de Preço de Venda
  • Guia Prático de SEO para E-commerce
  • Home
  • Melhor Planner 2025 para imprimir e digital grátis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

@2024 Melhor Envio, uma empresa LWSA

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Categorias
    • Frete e Logística
    • E-commerce e Marketplace
    • Marketing Digital
    • Melhor Envio
    • Empreendedorismo e Gestão
    • Datas especiais
    • Finanças
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.