Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS
  • EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • MELHOR ENVIO

LATAM Cargo: como funciona, rastreio e como contratar no Melhor Envio

Thiago Soares Por Thiago Soares
21 de fevereiro de 2024
Em Frete e Logística
0
Home Frete e Logística
A LATAM Cargo é a divisão de transporte aéreo de cargas da LATAM Airlines, responsável pelo envio de encomendas por meio de uma rede de terminais localizados em aeroportos de todo o Brasil. Para despachar uma carga, o remetente deve levar a mercadoria até um terminal da LATAM Cargo, acompanhada da documentação exigida, como nota fiscal ou declaração de conteúdo. A empresa utiliza tanto aviões cargueiros quanto o espaço disponível nos voos de passageiros, oferecendo serviços de envio com diferentes prazos e níveis de urgência, ideais para quem busca agilidade e flexibilidade no transporte de cargas.

A LATAM Cargo é o braço logístico da LATAM Airlines, com modalidades de transportes aéreo de cargas no Brasil e também para outros países. 

A empresa é uma das maiores companhias de transporte aéreo de cargas do Brasil e é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio. 

Usando a plataforma do Melhor Envio, é possível calcular e adquirir fretes com LATAM Cargo na modalidade éFácil, que atende a todas as grandes cidades do país. 

A seguir, você vai conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela LATAM Cargo, vai entender como contratar frete da transportadora usando o Melhor Envio e ainda ficar por dentro das diretrizes de transporte aéreo de cargas da empresa.

Mas antes que tal fazer a simulação de frete para o seu pedido e conferir a opção mais barata, e rápida, para o seu envio entre a LATAM Cargo e as principais transportadoras do país.

Calculadora de Frete do Melhor Envio

Encontre o melhor frete para o seu envio

 










Transportadora Modalidade de frete Valor no balcão Valor estimado do frete* Prazo estimado
Correios SEDEX R$ — R$ — 6 dias úteis
Jadlog .Package R$ — R$ — 6 dias úteis
LATAM Cargo éFácil R$ — R$ — 4 dias úteis
Azul Cargo Express Amanhã R$ — R$ — 6 dias úteis

Não foi possível realizar essa cotação.Por gentileza, revise os parâmetros informados.


Contrate frete mais vantajoso no Melhor Envio

Como contratar LATAM Cargo no Melhor Envio?

Para os lojistas do Melhor Envio, a LATAM Cargo oferece o serviço éFácil, que conta com abrangência nacional e realiza entrega em domicílio.

Na modalidade éFácil não há coleta do pacote. Sendo assim, o remetente deve postar a encomenda em uma unidade da LATAM Cargo mais próxima da sua loja.

Medidas de pacotes aceitos pela LATAM Cargo

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:

  • Medidas máximas: 105 cm x 110 cm x 160 cm (Altura X Largura X Comprimento).
  • Peso máximo: até 200 kg, sendo no máximo 100 kg por volume.
  • Não há dimensões nem peso mínimo.
Caixa de embalagem amarela com fundo azul indicando as dimensões e que são aceitas pela Latam Cargo além do peso até 200 kg.

Não há exigência de peso mínimo ou dimensão mínima por parte da transportadora, o que torna o serviço atraente para boa parte dos lojistas. No entanto, é importante ressaltar que a empresa não realiza entregas em caixas postais.

Mas, como gerar uma etiqueta de frete da LATAM Cargo usando a plataforma do Melhor Envio? Isso é o que você vai ver agora.

LATAM Cargo: cotação e emissão de etiquetas de frete pelo Melhor Envio

Gerar uma etiqueta de frete da LATAM Cargo usando o Melhor Envio é muito rápido e simples, como você vai perceber. 

1 – O primeiro passo é criar uma conta no Melhor Envio e fazer login. O serviço de cotação e comparação de preço de fretes é totalmente grátis!

2 – Após realizar o seu login, clique no ícone da calculadora localizado no topo da tela ou no lado esquerdo da página. 

Página inicial do portal melhor envio, indicando com em destaque e com flecha vermelha onde está localizada a calculadora.

3 – Insira os dados do frete, incluindo CEP de origem e de destino, peso e dimensões da mercadoria. Em seguida, basta clicar em calcular.

Tela de contratação de frete do Melhor Envio, onde é necessário informar o endereço do remetente e do destinatário.

4 – A Calculadora do Melhor Envio mostrará diversas opções de frete. Repare que na lista consta o serviço éFácil da LATAM Cargo, o que significa que o trajeto em questão é coberto pela transportadora.

tela com o resultado da busca de pesquisa de preço de frete usando o Melhor Envio.

Caso o frete da LATAM Cargo tenha a melhor condição para o seu pedido, vá até a linha da LATAM Cargo, clique em selecionar.

5 – Na próxima tela você deve preencher os dados da nota fiscal, do envio, do destinatário e também do remetente.

5.1 – Para começar, informe a chave da nota fiscal ou preencha a declaração de conteúdo. 

campo onde é anexado a nota fiscal ou a declaração de conteúdo na calculadora do Melhor Envio.

A Declaração de Conteúdo pode ser preenchida se a carga não tiver fins comerciais.

Em caso de fins comerciais, é obrigatória a apresentação da nota fiscal. O tipo de nota aceito é a Nota Fiscal Eletrônica modelo 55.

É imprescindível ter a nota fiscal do pacote quando for postar a encomenda, pois o documento será averiguado. Um documento de identidade também será pedido.

Se ainda ficou alguma dúvida, leia nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo.

5.2 – Durante o preenchimento da etiqueta você deve selecionar a unidade da LATAM Cargo mais próxima, onde será postada a encomenda.

tela de escolha de unidade de postagem na calculadora do Melhor Envio.

Lembrando que, a transportadora não realiza coletas, cabendo ao usuário levar o pacote até a unidade escolhida.

5.3 – Em seguida é só inserir os dados do destinatário (comprador) e remetente (sua loja). 

Campo de endereçamento da calculadora de frete do Melhor Envio.

Repare que, ao preencher essas informações, a etiqueta fica visível logo ao lado do formulário, bem como o valor do frete.

Etiqueta de frete gerada pelo Melhor Envio na transportadora LATAM Cargo.

6 – Ao terminar de preencher sua etiqueta, basta clicar em Adicionar ao Carrinho (caso queira contratar mais fretes) ou pagar agora (para finalizar o pedido).

ícone de pagamento da calculadora de frete do Melhor Envio.

O pagamento da etiqueta de frete pode ser feito por Pix, cartão de crédito, débito online, boleto ou saldo virtual da conta do Melhor Envio. 

Ao usar o saldo virtual da conta do Melhor Envio e Pix, o pagamento é aprovado na hora. Nas demais alternativas, o prazo de aprovação de pagamento – e liberação da etiqueta – varia de acordo com o meio escolhido.

Feito o pagamento, basta imprimir a etiqueta, colar em lugar visível da carga e levar o pacote até o guichê de entrega escolhido durante o preenchimento dos dados. 

Mas você deve estar se perguntando: o que fazer quando chegar no aeroporto? Descubra a seguir como é o processo de postagem de encomendas na transportadora aérea LATAM Cargo.

Como fazer a postagem de encomendas na LATAM Cargo

A LATAM Cargo possui área para entrega das mercadorias nos principais aeroportos do país. A empresa não possui escritórios ou pontos de coleta fora dos aeroportos. 

Ao chegar no terminal de cargas do aeroporto escolhido para a postagem, procure por um totem da LATAM Cargo para gerar uma senha de atendimento.

Para retirar essa senha, é só seguir os passos a seguir:

1 – Passe o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete do Melhor Envio

Se a leitura falhar, basta digitar o código da E-minuta

tela de processo de postagem no totem da LATAM Cargo

Você pode localizar o número da E-minuta na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo, como no exemplo abaixo:

Exemplo de e-minuta da LATAM Cargo

2 – Em seguida, selecione “Já tenho uma E-Minuta”

Página Latam Cargo fundo azul com letras azul claro, indicando os serviços oferecidos de embarque e desembarque de encomendas

3 – Pronto! Ao final do procedimento será gerada uma senha para o atendimento no balcão

senha de atendimento gerada pela LATAM Cargo

4 – Aguarde atendimento.

Como fazer a postagem de encomendas pela LATAM Cargo usando o Ponto Parceiro

Quem escolheu uma unidade do Ponto Parceiro para realizar postagem não precisa se encaminhar até o aeroporto, basta despachar a encomenda no Ponto Parceiro escolhido no momento da contratação do frete. 

A documentação necessária para a postagem de uma encomenda na LATAM Cargo usando o Ponto Parceiro é a mesma que a apresentada no aeroporto:

  • Etiqueta de frete
  • Nota fiscal ou declaração de conteúdo
  • Minuta de despacho impressa. 

Atenção: a apresentação da minuta impressa é obrigatória nas postagens realizadas no Ponto Parceiro.

Como é realizada a entrega pela Latam Cargo Brasil

Uma das maiores vantagens de usar o Melhor Envio para contratar um frete com a LATAM Cargo é que a companhia realiza todo o processo logístico para entregar a encomenda em domicílio. 

Esse é um diferencial, pois muitas companhias de transporte de carga aérea só fazem o traslado até o terminal de destino, cabendo ao destinatário retirar a carga no terminal aéreo.

Fretes da LATAM Cargo adquiridos fora do Melhor Envio podem ou não ser entregues em domicílio (depende do serviço contratado).

Porém, todos os fretes LATAM Cargo éFácil contratados via Melhor Envio já contemplam entrega em domicílio. O prazo de entrega, em geral, é de 3 a 4 dias úteis após a postagem.

Importante: A transportadora LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional. 

Se o destinatário não for localizado, a carga é devolvida ao remetente, que será avisado sobre isso. Tal devolução possui taxa equivalente ao valor do frete pago pelo envio.

Quais itens a LATAM Cargo não transporta?

A LATAM Cargo transporta uma ampla gama de materiais, inclusive muitos que não são aceitos por outras transportadoras (como cargas vulneráveis, materiais de informática, documentos, medicamentos e equipamentos médicos). 

No entanto, há alguns itens que a transportadora não aceita e é importante conhecê-los para evitar transtornos.

Pelo Melhor Envio, a LATAM Cargo não transposta os seguintes itens:

Mercadorias

  • Bolos e doces confeitados
  • Cartões magnéticos específicos como cartões de alimentação, refeição e transporte
  • Celulares
  • Equipamento de gravação
  • Correspondências (cartas e cartões postais)
  • Dinheiro e cargas em valores nominais (incluindo talões de cheques bancários desbloqueados, títulos ao portador, cheques de viagem)
  • Documentos pessoais (carteira de trabalho e passaporte)
  • Líquidos
  • Chocolate

Cargas especiais

  • Animais vivos*
  • Baterias (inclusive equipamentos contendo as baterias) e power banks
  • Flores, plantas vivas e frutas
  • Gases
  • Jornais, revistas e publicações com data
  • Materiais e alimentos perecíveis*
  • Material corrosivo
  • Restos mortais e outros materiais biológicos*
  • Sólidos e líquidos inflamáveis*
  • Medicamentos (controlados e não controlados)
  • Televisões
  • Relógios

Cargas vulneráveis

  • Metais e pedras preciosas (incluindo jóias e objetos manufaturados contendo qualquer um deles)
  • Obras de arte (registradas no IPHAN)

Outras cargas

  • Documentos específicos (documento veicular, identidade, CPF, CNH)

*A LATAM Cargo oferece serviços específicos de transporte de materiais frágeis e perigosos como esses, mas tais fretes devem ser contratados diretamente com a transportadora.

Você já descobriu quais são os serviços de transporte de carga aérea que a LATAM Cargo oferece, como contratar um frete da transportadora usando o Melhor Envio e quais itens a empresa não transporta pelo serviço éFácil. Mas, como rastrear uma encomenda da LATAM Cargo? Você vai descobrir a seguir.

LATAM Cargo telefone: como falar com a LATAM Cargo

Caso você precise entrar em contato com a empresa para tirar alguma dúvida, fazer alguma sugestão ou resolver um eventual problema no envio, basta entrar em contato com a empresa pelos seguintes canais:

  • LATAM Cargo telefone para atendimento: 0300-115-9999
  • Central de atendimento virtual: SAC online LATAM Cargo

Contrate fretes com condições vantajosas para o seu negócio com a ajuda do Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de cotação e gestão de fretes criada para facilitar a vida de quem vende pela internet.

Nela é possível conferir o menor preço e a melhor condição de frete nas principais transportadoras do país, como a própria LATAM Cargo, Correios, Jadlog, Buslog e muitas outras.

Além disso, o Melhor Envio oferece uma série de facilidades para os lojistas parceiros. Um exemplo é o Melhor Rastreio, que permite acompanhar o andamento dos fretes despachados, mesmo que por transportadoras diferentes.

Quer mais uma facilidade? Lojistas que utilizam o Melhor Envio para contratar fretes têm acesso ao Ponto Parceiro

. Trata-se de unidades físicas onde o lojista pode despachar pedidos que serão entregues por mais de uma transportadoras. Tudo em um só lugar!

E o mais importante, você não paga nada a mais para usar o Melhor Envio, apenas o valor do frete contratado dentro da plataforma. Legal, né?!

Comece agora mesmo a facilitar o processo de postagem do seu negócio clicando no botão abaixo.

Cadastre-se grátis no Melhor Envio

Tags: Latam CargoLATAM Cargo cotaçãotransportadora LATAM CargoTransportadoras
Postagem anterior

Transportadora Jadlog: o que é, calculadora de cotação e envio de encomendas [guia completo]

Próxima postagem

Guia do envio de encomendas: o que pode e o que não pode enviar pelo Melhor Envio?

Thiago Soares

Thiago Soares

Especialista em conteúdo para e-commerce formado em Letras pela UERJ e com MBA em Marketing pela USP/Esalq. Conta com mais de 12 anos de experiência em produção de conteúdo para grandes marcas do mercado nacional como Buscapé, Tray, Zoom, Bagy e outras. Atualmente, tem como propósito ajudar lojistas, de todos os tamanhos, a vender mais pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando a logística para e-commerce.

Próxima postagem
Quais produtos posso enviar pelo Melhor Envio?

Guia do envio de encomendas: o que pode e o que não pode enviar pelo Melhor Envio?

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Sobre Nós

capa do artigo "suporte Melhor Envio" que mostra uma atendente sorrindo

Suporte Melhor Envio: Tudo que você precisa saber

novembro, 2025
Como-funciona-o-Melhor-Envio

Melhor Envio: como funciona e 10 motivos para usar a plataforma

outubro, 2025
iamgem destacada do artigo "Loggi Ponto" do blog do Melhor Envio.

Loggi Ponto: contrate frete mais barato nessa modalidade com o Melhor Envio

outubro, 2025
Institucional Melhor Rastreio Melhor Envio
Ponto Parceiro
Central de ajuda
Parceiros
Categorias E-commerce e Marketplace Datas especiais
Finanças
Empreendedorismo e Gestão
Frete e Logística
Marketing Digital
Sobre nós
Fale com a gente Termos de uso
Política de privacidade
Política de cookies
Melhor Envio 2025
Todos os direitos reservados

  • #43853 (sem título)
  • Calculadora de Preço de Venda
  • Guia Prático de SEO para E-commerce
  • Home
  • Melhor Planner 2025 para imprimir e digital grátis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

@2024 Melhor Envio, uma empresa LWSA

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Categorias
    • Frete e Logística
    • E-commerce e Marketplace
    • Marketing Digital
    • Melhor Envio
    • Empreendedorismo e Gestão
    • Datas especiais
    • Finanças
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.