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Como prever as perdas logísticas no e-commerce?

Lucimara Leandro Por Lucimara Leandro
8 de fevereiro de 2022
Em Frete e Logística
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Home Frete e Logística
Descubra como melhorar a prevenção de perdas logísticas no seu e-commerce.

Se você acredita que a única forma de aumentar os lucros da sua loja online é vendendo mais, eu lamento informar, mas isso não é verdade. A prevenção de perdas na logística é tão importante quanto o volume de vendas na hora de melhorar o faturamento no e-commerce.

Por isso, ao longo do artigo, vamos lhe mostrar como identificar as perdas mais frequentes no e-commerce e como traçar um plano de prevenção de perdas para melhorar os resultados financeiros do seu negócio. Vamos começar?

O que é prevenção de perdas na logística?

A prevenção de perdas na logística é um conjunto de ações e estratégias que visam evitar ou reduzir possíveis prejuízos durante o processo logístico, desde a negociação com os fornecedores até a entrega do pedido.

Nesse sentido, o primeiro passo é realizar um mapeamento das perdas mais frequentes do seu e-commerce e verificar quais delas podem ser evitadas. Abaixo, separamos alguns exemplos:

  • Atrasos na entrega. 
  • Avarias. 
  • Sinistros.
  • Ineficiência na gestão de estoque.
  • Gerar pedidos errados; entre outras. 

Após finalizar o mapeamento das perdas logísticas, o próximo passo é montar um plano de ação de prevenção de perdas. A proposta é diminuir ao máximo falhas operacionais e antecipar eventos que possam gerar resultados negativos para o seu negócio.  

5 tipos de perdas logísticas para evitar no e-commerce 

Agora que você conhece os principais tipos de perdas logísticas, veja como evitá-las:

1. Atrasos na entrega 

Atrasos na entrega causam insatisfação no consumidor e, dependendo do caso, as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua empresa são mínimas. Esse tipo de situação gera má reputação para a sua marca e ocasiona perdas financeiras para o seu e-commerce. 

Inclusive, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que o atraso na entrega é considerado um descumprimento da oferta por parte do fornecedor. Neste caso, o cliente tem o direito de exigir que o item seja enviado, aceitar outro produto equivalente ou receber a restituição integral da quantia paga. Por isso, preste atenção aos prazos.

Lembre-se que para o consumidor a responsabilidade da entrega é do lojista e não da transportadora. Logo, se houver atrasos o cliente espera que você tenha alguma solução para o problema. Portanto, a dica é escolher transportadoras que oferecem o serviço de rastreio de encomendas. 

No Melhor Envio, por exemplo, você tem acesso gratuito ao Melhor Rastreio e consegue acompanhar as mudanças nos status dos pedidos de diferentes transportadoras em um único lugar. Dessa forma, se acontecer algum imprevisto com a entrega, você consegue entrar em contato com o destinatário para solucionar a situação rapidamente. 

O Melhor Rastreio também permite configurar alertas de e-mails para o seu cliente. Assim a pessoa pode acompanhar as movimentações e se certificar que terá alguém no local para receber a encomenda. Com o rastreio online é possível prevenir reentregas, devoluções e eventuais perdas. 

Então, se você ainda não é cliente Melhor Envio, faça o seu cadastro e inclua o Melhor Rastreio na sua estratégia de prevenção de perdas.

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

2. Sinistros

Os sinistros também geram perdas significativas para os lojistas, principalmente os relacionados a acidentes e roubo de carga. 

De acordo com a 24ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, 61,8% da malha rodoviária pesquisada apresenta problemas e mais de 2.773 km estão em condições insatisfatórias de circulação. 

Além disso, o roubo de cargas está entre os principais desafios logísticos do país. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), foram registradas 14.159 ocorrências em 2020 e os prejuízos chegaram a R$1,2 bilhão.

Diante desses dados, tome muito cuidado ao escolher uma transportadora para o seu e-commerce. Sempre confira a reputação da empresa e verifique como funciona a indenização em caso de roubos, extravios ou avarias. 

Outra dica é não depender apenas de um meio de transporte, pois se acontecer alguma situação inesperada, você tem outras alternativas para não comprometer as entregas.

Com o Melhor Envio você pode contratar os serviços de diferentes transportadoras e escolher as modalidades de frete (expresso ou econômico) e modais de entrega (aéreo ou rodoviário) de sua preferência. Ou seja, opção é o que não falta!

Além disso, o Melhor Envio possui uma equipe de atendimento especializada para mediar as providências que devem ser tomadas junto às transportadoras em casos de sinistros ou avarias. Portanto, se você procura segurança e eficiência na prevenção de perdas logísticas, venha para o Melhor Envio. 

Para saber mais detalhes sobre como agir nessas situações, confira o artigo “Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?” Ou assista o vídeo disponível no canal do Melhor Envio no YouTube:

3. Erros nos pedidos

Outro erro que pode provocar perdas significativas é a geração errada de pedidos. Imagine a frustração do cliente ao comprar um produto na sua loja e receber algo completamente diferente. 

Pois é, além de arruinar a experiência de compra do consumidor, você ainda vai ter um gasto adicional para reenviar a mercadoria correta para o cliente e pagar pela logística reversa. Isso se a pessoa não desistir da compra.

Portanto, para criar um planejamento de prevenção de perdas eficiente é necessário manter rotinas de picking (separação) bem organizadas.

prevenção-de-perdas-no-estoque-freepik
Fazer uma picking list ou lista de preparação evita erros durante a separação dos pedidos

Legenda: Fazer uma picking list ou lista de preparação evita erros durante a separação dos pedidos

Para evitar erros durante a separação dos produtos, faça uma picking list (lista de preparação) com as informações dos produtos que devem ser separados. 

Confira exemplos sobre o que incluir na sua picking list:

  • Código do pedido.
  • Nome, peso e descrição (tamanho, cor e etc.) do item.
  • Localização do produto no estoque.
  • Quantidade.
  • Observações gerais ou informações especiais sobre a mercadoria. Por exemplo, no caso de alimentos perecíveis ou itens frágeis, vale inserir informações adicionais, já que tais produtos exigem mais cuidados em relação a embalagem e transporte. 

A seguir, confira os principais cuidados que você precisa ter na hora de empacotar o pedido.

4. Avarias

A embalagem é outra coisa que pode ser usada para a prevenção de perdas logísticas no e-commerce. Para diminuir as chances de o produto chegar danificado na casa do cliente, garanta que a mercadoria seja embalada corretamente. 

Logo, prefira as caixas de papelão, pois elas dão mais sustentação e protegem melhor os objetos. Para evitar atritos durante o transporte e possíveis avarias, utilize materiais leves como papel, plástico bolha, jornais, entre outros, para preencher os espaços internos da caixa. 

É importante ressaltar que as transportadoras podem recusar o pagamento da indenização por avaria se constatarem que o produto foi embalado de maneira inadequada. Portanto, certifique-se que o item está bem protegido antes de realizar a postagem. 

Para mais dicas sobre como embalar a sua encomenda de maneira adequada, acesse o artigo “Embalagem no e-commerce: como enviar o seu produto?” ou acompanhe este vídeo no canal do Melhor Envio no YouTube:

Agora, se mesmo tomando todos os cuidados, o pedido chegar avariado, você consegue minimizar as perdas usando o serviço de logística reversa do Melhor Envio. Com a ferramenta, é possível gerar etiquetas de frete reverso com valores mais competitivos e agilizar o processo de devolução da mercadoria.

Desta forma, o cliente fica satisfeito e o lojista economiza mais. Afinal, o Melhor Envio oferece fretes com preços diferenciados, em relação ao que é praticado no balcão das transportadoras. 

Importante: Além da embalagem, preste atenção à documentação de envio e ao endereço do destinatário, para não enviar a mercadoria para um local errado. 

5. Ineficiência na gestão de estoque

A má gestão de estoque pode ocasionar muitas perdas para o seu negócio. Nesse sentido, vale investir em ferramentas como softwares ERP que controlem o fluxo de expedição dos pedidos e das mercadorias que entram e saem do depósito. 

Ao optar por um sistema de gestão integrado, você não corre o risco de anunciar itens indisponíveis, vender produtos fora da data de validade ou comprar muita mercadoria e ficar com o estoque parado, por exemplo. Por isso, aposte na gestão de estoque para otimizar o controle de perdas no seu e-commerce.

Esperamos que este artigo lhe ajude a fazer um plano de ação de prevenção de perdas logísticas para o seu e-commerce. Para ficar por dentro de mais conteúdos, cadastre-se na nossa newsletter. 

Não fazemos spam, tá?! Nossa intenção é levar conhecimento e auxiliar lojistas de todo o Brasil a impulsionarem seus negócios! 

Tags: Gestão logística
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