Acompanhar o giro de estoque é fundamental para a saúde financeira de um e-commerce. Embora o termo seja bem conhecido no mundo dos negócios, não é raro que esse monitoramento dos insumos e mercadorias não esteja entre as prioridades das pequenas e médias lojas virtuais.
É bem provável que você tenha uma noção geral sobre o comportamento do estoque no seu negócio. Por exemplo, praticamente 100% dos lojistas respondem, em poucos segundos, quais os itens mais pedidos pelos consumidores.
👉 Mas conhecer os detalhes dessa movimentação, como o giro de estoque, garante uma gestão mais assertiva nas compras das mercadorias e até mesmo nos melhores momentos de lançar uma promoção, entre outras coisas.
Ao longo deste artigo, vamos mostrar a importância do giro de estoque para a loja online, como fazer o cálculo do giro de estoque e quais respostas você pode encontrar com essa análise. Vamos nessa?
O que é giro de estoque?
O giro de estoque mostra a velocidade em que um produto ou mercadoria foi renovado na loja online, ou seja, desde o momento em que o item entra na loja até a venda ao consumidor final.
Sendo assim, o cálculo do giro de estoque oferece respostas às seguintes questões:
✔ Quantos dos itens armazenados foram vendidos em determinado período de tempo?
✔ Quanto tempo esses itens ficaram armazenados no estoque da loja virtual?
✔ Quantas vezes foi preciso repor o estoque de materiais dentro deste mesmo período?

Como calcular giro de estoque
O primeiro passo para fazer o cálculo do giro de estoque é definir o período que será analisado, por exemplo, três, seis ou doze meses.
Escolhido o intervalo de análise, verifique qual o estoque médio com o qual a loja trabalha. Esse valor pode ser o número de produtos adquiridos em cada pedido com o fornecedor ou o custo dessas compras. Vamos chamar esse indicador de Estoque Médio.
🔴 Importante: O cálculo de giro de estoque deve ser baseado na quantidade de produtos ou no custo de aquisição do estoque. No caso de e-commerces que trabalham com um número limitado de produtos, o cálculo do giro de estoque pode ser feito de forma individual, para cada um dos itens vendidos. Já negócios que trabalham com uma variedade maior de produtos podem considerar o custo dos pedidos.
Finalmente, descubra quantos dos itens em estoque foram vendidos naquele período de tempo. Vamos chamar esse número de Vendas Totais.
Agora sim, vamos ver como calcular o giro de estoque:

Quem preferir fazer o cálculo de giro de estoque com base em valores, usa a mesma lógica, mas substituindo os índices pelo custo de compra e faturamento dos produtos analisados.

👉 O resultado ideal sempre vai ser maior do que 1. Isso porque o giro de estoque abaixo de 1 mostra que os produtos estão parados no armazenamento da loja virtual, o que não é nada interessante para a saúde financeira do negócio.
Agora vamos fazer outro cálculo para saber o tempo médio de reposição do estoque. Em termos simples, isso vai mostrar quanto tempo um produto demora para ser vendido pela loja, após chegar do fornecedor.
Tenha as seguintes informações: dias do período analisado (por exemplo, 180 dias – ou seja, três meses) e o resultado do cálculo de giro de estoque:

Quais informações – e ações – eu posso tirar do cálculo de giro de estoque?

Como costuma acontecer com métricas e indicadores no e-commerce, o cálculo do giro de estoque deve servir para ajudar na gestão do negócio e na tomada de decisões mais assertivas.
Vamos começar entendendo o que significa ter um giro de estoque alto ou baixo:
Giro de estoque alto
É um resultado positivo, que indica um bom volume de vendas de acordo com o estoque comprado. Nesse caso, a loja virtual tem poucos produtos parados na prateleira, garantindo o retorno dos investimentos em aquisição de mercadorias e insumos.
Giro de estoque baixo
Aqui, o lojista percebe que seu estoque está com muitos itens parados, ou seja, que o custo gasto com os fornecedores não foi revertido em faturamento.
É importante descobrir o que está causando esse resultado. Algumas possibilidades são a pouca procura de um item em particular, falhas de precificação e oferta de valor ou mesmo uma compra de estoque equivocada, maior do que o necessário.
💡 Quer conhecer mais métricas para e-commerce? Veja o vídeo no canal do Melhor Envio no Youtube!
Como saber qual é o estoque ideal da loja virtual
Bem, já dissemos anteriormente que o resultado do cálculo do giro de estoque nunca deve ser inferior a 1.
Mas não tem como falar qual o resultado ideal deste cálculo, já que a velocidade de reposição do estoque varia muito de acordo com a natureza da loja virtual e dos produtos vendidos.
Por exemplo, lojas que vendem produtos perecíveis devem ter uma rotatividade de estoque maior, para que os itens não fiquem armazenados por muito tempo e se tornem impróprios para consumo.
Quem trabalha com fornecedores que garantem prazos de entrega mais curtos, e portanto tem mais facilidade em repor as mercadorias necessárias, também não precisa trabalhar com estoque muito cheio.
Aliás, aqui entra a importância de calcular o tempo médio necessário para repor o estoque. Com essa informação, a loja virtual pode se planejar melhor, saber o momento certo para fazer novos pedidos e buscar negociações vantajosas.
A regra geral é que a loja online trabalhe com um estoque mínimo suficiente para atender às demandas de determinado período, sem ficar com muitos itens sobrando na prateleira.
O ideal, sempre que possível, é reduzir os intervalos das compras com os fornecedores, diminuindo as chances de ficar no prejuízo com estoque sobressalente, mas sem correr o risco de ficar sem atender aos pedidos.
É importante lembrar, ainda, que o e-commerce é um setor sazonal, ou seja, com números que variam de acordo com a época do ano. Ao acompanhar o giro de estoque, você pode identificar os períodos de maior e menor demanda e ajustar o seu estoque de acordo com a necessidade!
💡 Conheça o Calendário para E-commerce do Melhor Envio e fique de olho nas oportunidades de vendas ao longo de todo o ano!
Giro de estoque em lojas online de artesanato e produção própria

Bem, nós sabemos que muitas lojas online trabalham com itens artesanais, produzidos pelos próprios lojistas. Será que o cálculo de giro de estoque também funciona nessas situações?
Com certeza! Como sempre, o importante é que cada um entenda como o seu negócio funciona.
Mesmo os itens artesanais precisam de insumos para sua produção, certo? Logo, o cálculo do giro de estoque pode ter como referência a disponibilidade desses materiais ou seu custo de aquisição.
Vamos pegar como exemplo uma loja online de bolsas artesanais. O custo do material de produção para cada unidade é de, digamos, R$ 30 e, normalmente, o lojista tem 30 bolsas em estoque, prontas para serem enviadas ao cliente. Já o número de vendas mensais é de 40 bolsas. Veja como ficariam os cálculos:
📍 Giro de Estoque = 3.600 (custo total das unidades vendidas mensalmente) / 900 (custo de produção de 30 bolsas artesanais)
Giro de estoque = 4
Uma alternativa mais simples é trabalhar com as unidades finais, produzidas e vendidas. Seguindo esse mesmo exemplo:
📍 Giro de estoque = 120 (unidades vendidas no período) / 30 (estoque médio)
Giro de estoque = 4
Ou seja, a cada três meses, o estoque deve ser reposto 4 vezes, sem que o lojista fique sem bolsas para vender ou com material parado no estoque, um excelente resultado!
Ao montar o planejamento de pedidos dos insumos e reposição do estoque, é importante lembrar que, além do prazo de entrega dos fornecedores, os itens artesanais também têm seu tempo de produção! Logo, para não ficar com estoque apertado, considere o tempo para chegada dos materiais e de produção dos produtos vendidos.
Como lidar com estoque parado
Nenhum lojista gosta de ver produtos encalhados nas prateleiras. Na melhor das hipóteses, estoque parado é igual a dinheiro parado. Afinal, o investimento no custo daqueles itens não foi revertido em lucro.
O cenário fica ainda pior quando a loja online tem um custo para o armazenamento destes produtos e manutenção do estoque ou quando, por qualquer motivo que seja, aqueles itens se tornam impróprios para venda ou perdem o interesse do público. Nessas situações, não é mais questão de ter o capital parado, mas de, literalmente, perder dinheiro.
Essa preocupação é um dos motivos que levam às promoções de queima de estoque, tão comuns no varejo. Seja para renovar as linhas de produtos ou para abrir espaço físico no armazenamento da loja, essas ações têm como objetivo acabar com as mercadorias encalhadas, com o menor prejuízo possível.
Embora longe do cenário ideal, as promoções de queima de estoque também podem ser vistas como oportunidades de atrair um novo público, ou reconquistar aqueles clientes antigos que não compram há muito tempo na loja online.
💡 Ah, e não esqueça de divulgar suas promoções! As redes sociais e outros canais digitais são excelentes ferramentas de marketing!
Veja algumas dicas para resolver o problema do estoque parado no e-commerce:
Promoções por tempo limitado

OK, você sabe que precisa se livrar dos itens congelados nas prateleiras. Pode ser até que seus clientes também saibam disso, mas eles não precisam ter certeza, não é mesmo?
Uma maneira de apresentar a queima de estoque como uma vantagem para o consumidor é criar promoções por tempo limitado ou com uma quantidade certa de unidades disponíveis.
👉 Isso vai criar o senso de urgência no público, um dos gatilhos mentais mais poderosos do marketing.
Kits promocionais
Quem nunca viu uma promoção do tipo “Compre 2 e leve 3” no mercado? Considere criar uma ação semelhante na loja virtual, principalmente com produtos que não tenham ticket médio muito alto.
Uma alternativa é montar kits que juntem produtos mais novos, com maior chance de despertar o interesse dos clientes, e mais antigos que estão parados no estoque. Só não deixe de pensar em conjuntos que façam sentido dentro de um mesmo nicho ou universo de interesse.
Ofereça brindes nas compras acima de determinado valor
Nenhum consumidor é igual a outro, mas com certeza todos vão ficar felizes em receber um mimo da sua loja virtual. Imagine a surpresa de um cliente ao receber o produto comprado e, ao abrir a caixa, encontrar um brinde!
Bem, é claro que essa é uma opção para acabar com o estoque de itens de menor custo e, de preferência, combinada com compras de produtos que tenham margem de lucro mais alta ou com maior ticket médio.
💡 Já ouviu falar em unboxing experience? Acesse o artigo e veja como a embalagem pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor sobre o seu negócio.
Frete promocional
Você sabia que o frete tem um grande impacto na decisão de compra do consumidor? Então que tal incentivar a compra daqueles produtos parados no estoque com uma entrega promocional, como frete grátis ou por um valor fixo vantajoso?
A dica, aqui, é traçar uma estratégia onde o custo da loja virtual com frete não seja muito alto, como produtos menores e mais leves ou locais para onde o transporte fique mais barato.
💡 Saiba como criar campanhas de frete atrativas para o consumidor!
Tenha as melhores dicas sobre e-commerce
A gestão de um e-commerce não é nada simples, e ficar de olho no giro de estoque é apenas uma das muitas ações que ajudam nos resultados da loja online.
💡 Para receber mais dicas sobre como vender pela internet, gestão, marketing e, claro, frete, assine a newsletter do Melhor Envio! Ah, e pode deixar que não vamos te mandar spam, apenas conteúdos relevantes sobre e-commerce!
“”