Estruturar um funil de vendas é um dos passos essenciais para aumentar os resultados comerciais da sua empresa. É uma estratégia que visa transformar um visitante de um site em um consumidor assíduo do negócio. Com o uso de ferramentas de automação de marketing, a pessoa que empreende consegue poupar tempo e recursos, além de acompanhar todos os resultados em tempo real.
Uma vez bem implementado, a automação de marketing no funil de vendas ajuda empresas a terem leads cada vez mais qualificados. Conforme o potencial cliente avança nesse funil, a tendência é o seu desejo de comprar um produto ou contratar um serviço aumentar, trazendo receita recorrente ao negócio.
Etapas do funil de vendas
O funil de vendas é uma modelagem responsável por mostrar a jornada de um cliente. Em outras palavras, ele representa um histórico de interações com a marca, desde a primeira visita ao site até a finalização da compra de um produto ou serviço.
O funil é segmentado principalmente em três etapas: topo, meio e fundo.
Atração
O topo do funil, também conhecido como etapa de atração, apresenta a marca aos potenciais clientes. Há uma infinidade de possibilidades. A título de exemplo, os blogs são um dos meios mais efetivos de fazer uma boa etapa de topo de funil. Isso porque, muitas das vezes, quando a pessoa tem uma dúvida ou problema, tende a procurar a resposta ou solução no Google.
Se a marca tiver um bom ranqueamento nos resultados de busca, por meio de boas práticas de SEO, as chances de ser encontrado são maiores.
Além do blog, a empresa pode usar as redes sociais para fazer um primeiro contato com a audiência e investir em materiais ricos, como e-books, por exemplo. Os conteúdos podem ser fornecidos na troca por informações desse potencial cliente, em páginas de captação, conhecidas como landing pages.
Consideração
O meio do funil, também conhecido como etapa de consideração, mantém algumas características da fase anterior. Contudo, a decisão de compra está começando a amadurecer. É esperado que o potencial cliente não faça uma busca tão genérica quando já tem um entendimento maior da sua necessidade. Nesta etapa é recomendado o investimento em conteúdos mais específicos.
As etapas conversam entre si com as chamadas para ação (ou CTAs), por medirem o quanto a pessoa está interessada pelos conteúdos de uma empresa específica. Você também pode enviar conteúdos, com base no nível de conhecimento que o potencial cliente tiver sobre a sua audiência, usando canais como o e-mail marketing.
Decisão
Já o fundo do funil, conhecido como etapa de decisão, passa a ter uma abordagem mais incisiva do que nas fases anteriores. Hoje o consumidor é o centro da estratégia do negócio. Isso implica, necessariamente, que as abordagens do fundo de funil quebrem as objeções e apresentem os benefícios dos seus produtos e serviços ao cliente. Vale destacar que isso é totalmente diferente de falar sobre características, uma abordagem que muitas vezes espanta o consumidor.
Como usar ferramentas de automação de marketing
Uma boa estratégia de marketing digital deve acompanhar toda a jornada do cliente, com mensagens personalizadas e assertivas. O grande desafio é a necessidade de gerir diferentes canais, muitas vezes ao mesmo tempo. É aí que entram as ferramentas de automação de marketing digital, com uma solução completa.
Desde o momento em que o lead é captado, é possível comunicar para transformá-lo em cliente com posts no blog, redes sociais, web push, e-mail marketing, SMS e muitos outros canais. Todas as funcionalidades mencionadas podem ser inseridas em um fluxo de automação.
Assim que os dados são captados, o lead pode ser colocado, de forma automática, em segmentos que unem características comuns entre os leads. A partir disso, é possível desenvolver conteúdos mais personalizados, que realmente conversem com esse potencial cliente, para fazê-lo evoluir no funil de vendas.
Imagine o seguinte exemplo:
- Um potencial cliente tem dúvidas sobre um determinado assunto, faz uma pesquisa no Google e acaba por acessar o blog da sua marca. Ele se interessa pelo conteúdo e se inscreve na sua newsletter, por causa de um convite que apareceu, de forma automatizada, na página principal.
- O visitante inscreve-se na newsletter e vira um lead. A partir disso, você pode enviar conteúdos personalizados, por e-mail marketing, de acordo com os dados demográficos ou até mesmo de acordo com o tipo de conteúdo que ele já consumiu. Todo esse processo pode ser automatizado. Você programa uma vez e não precisa mais se preocupar com isso!
- O potencial cliente evolui no funil de vendas e retorna ao seu site para finalmente realizar uma compra. Entretanto, deixa o carrinho abandonado e não finaliza a ação. Com a automação de marketing, você pode programar envios de SMS ou de Web Push para resgatá-lo e finalmente concretizar o processo.
Todo o processo pode ser feito com a ajuda da E-goi.
Como a E-goi pode te ajudar
A E-goi é uma empresa de tecnologia, que desenvolveu um SaaS de Automação de Marketing Multicanal. A plataforma conta com mais de 20 serviços e funcionalidades ligadas à comunicação de marketing, para pequenas, médias e grandes empresas, em mais de 40 países.
Além de aumentar a produtividade, o fato de integrar vários canais faz com que a estratégia seja construída em um só lugar. Poderá captar leads, nutrir, converter e fidelizar, por exemplo.
Os serviços podem incluir um acompanhamento estratégico personalizado, no qual especialistas em marketing digital te ajudam a implementar a sua estratégia. Assim, você consegue ter mais tempo livre para se dedicar a outras atividades.