Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS
  • EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • MELHOR ENVIO

Rastreamento Correios: acompanhe todas as etapas do envio da sua encomenda

Thiago Soares Por Thiago Soares
4 de outubro de 2024
Em Frete e Logística
0
Home Frete e Logística
Aprenda como fazer Rastreio dos Correios

O rastreamento dos Correios possibilita acompanhar todo o processo de envio do produto com a transportadora, desde a postagem até a entrega no destino. Assim, lojistas e clientes conseguem acompanhar cada etapa do percurso da encomenda, o que confere mais segurança para ambas as partes. 

Neste artigo, você vai encontrar:

  • O que é código de rastreio dos Correios e como recuperá-lo em caso de perda
  • Significado de cada etapa que aparece no rastreador do Correios 
  • Como usar o serviço Rastreamento Correios pelo aplicativo
  • Como fazer rastreio Correios sem o código de rastreio
  • Como rastrear pedido Correios pelo Melhor Envio e receber notificações automáticas
  • Quais problemas de entrega podem aparecer no rastreio dos Correios?
    • Objeto não encontrado na base de dados dos Correios
    • Carteiro não atendido
    • Tentativa de entrega não efetuada
    • Endereço incorreto
    • Objeto devolvido aos Correios
    • Pedido extraviado
  • Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
  • Outras perguntas frequentes sobre o rastreamento dos Correios
Envie pacotes pelos Correios mais barato com o Melhor Envio

Como fazer o rastreamento Correios pelo CPF ou CNPJ

O site oficial dos Correios permite rastrear objeto pelo código de rastreio e por meio do CPF ou CNPJ do destinatário.

Veja como usar o serviço:

  1. Abra o site de rastreamento dos Correios.
  2. Informe o código de rastreio, CPF ou CNPJ do destinatário.
  1. Em seguida, digite texto captcha no campo “Digite o texto contido na imagem” e clique na lupa.
  2. Se você optar pelo CPF/CNPJ, é necessário ter um cadastro ativo no site dos Correios e fazer o login na sua conta pessoal, só assim você terá acesso ao histórico de rastreio. 
como rastrear objeto pelos correios

Como fazer o rastreio Correios pelo aplicativo

Lojistas e clientes podem usar o aplicativo dos Correios para rastrear um objeto. Antes de mais nada é preciso fazer o download do app oficial da transportada para o seu celular Android e iPhone. Separamos o link para vocês:

Baixar aplicativo dos Correios

  • App Correios para Android – Download
  • App Correios iPhone (iOS) – Download

Como usar o App dos Correios

Com o aplicativo dos Correios já instalado no smartphone é só seguir esses passos:

  1. Acesse o aplicativo. Lembrando que para realizar a consulta pelo código de rastreio você não precisa se registrar no site da transportadora. No entanto, para salvar o objeto ou nomeá-lo (como mostraremos mais adiante) é necessário estar logado na sua conta.
  2. Cole o código de rastreamento dos Correios no campo “Rastreie um objeto” e clique no ícone em formato de lupa. 
Aplicativo de rastreio dos Correios
  1. Em seguida, vai aparecer na tela o status do pacote pesquisado. Se preferir, clique em “Salvar” na parte inferior da tela. Dessa forma, não é necessário digitar o código novamente quando você for realizar uma nova consulta. Para salvar o objeto você precisa fazer login na sua conta dos Correios, ok?!
Como descobrir o código de rastreio dos correios
  1. Também é possível adicionar uma descrição para cada envio. Neste caso, vá em “Ver todos” (no canto superior da tela inicial), clique na encomenda desejada e depois no ícone em formato de lápis. Escreva uma descrição para o objeto e clique em “OK“. 
rastreamento dos correios

Dica: ao clicar em “Ver todos” você consegue visualizar todos os rastreios recentes, tanto mercadorias em trânsito quanto aquelas que já foram entregues.

Como usar o Melhor Rastreio para rastrear encomenda dos Correios 

Outra alternativa para manter clientes informados sobre as movimentações do envio é usar o Melhor Rastreio, o rastreador 100% gratuito do Melhor Envio.

Além disso, lojistas pode acompanhar em tempo real as entregas dos Correios e enviar alertas para o destinatário sobre cada movimentação sobre o pacote. No entanto para utilizar o serviço é necessário que a remessa tenha sido contratada utilizando o Melhor Envio.

O rastreamento de encomendas dos Correios no Melhor Rastreio funciona assim:

1 – Acesse sua conta no Melhor Rastreio ou crie sua conta – caso ainda não tenha uma

Melhor rastreio: rastreio de encomendas dos correios

Veja como rastrear uma encomenda Correios usando o Melhor Rastreio

2 – Após fazer isso, você vai se deparar com o painel inicial que possui um menu lateral e o campo Rastreie sua encomenda, no topo da página

Melhor Rastreio: Como rastrear encomenda dos correios


3 – Para verificar o status da entrega, basta inserir o código da encomenda e clicar em Pesquisar

Melhor rastreio: status de rastreio de envio dos Correios

4 – Prontinho! Agora é só acompanhar as atualizações do seu pacote

Leia também: Novo Melhor Rastreio: conheça todas as funcionalidades da ferramenta

Não perca mais tempo se preocupando com o rastreio das suas encomendas! Tenha todas as informações na palma da sua mão sobre o destino dos seus pacotes.

Cadastre-se agora no Melhor Rastreio e acompanhe todos os seus envios dos Correios de forma simples e totalmente gratuita.

Comece a rastrear suas encomendas

Para entender como o Melhor Rastreio funciona e como usar a ferramenta recomendamos a leitura do artigo: “O que é o Melhor Rastreio e como acompanhar o frete pelo Melhor Envio”.

Se preferir assista o vídeo tutorial no nosso canal no YouTube e veja como é rápido e fácil fazer o rastreamento de encomenda pelo Melhor Rastreio:

Conheça o novo Melhor Rastreio – Vídeo oficial do canal do YouTube do Melhor Envio.

O que é código de rastreio dos Correios?

O código de rastreio dos Correios serve para registrar que uma encomenda foi postada e permite localizá-la durante o processo de envio.

Ele é composto por 9 números e 4 letras, duas delas localizadas no início e duas no final da numeração, como no exemplo: PC123456789BR.

As letras iniciais e finais passam informações sobre o tipo de frete e a origem da remessa. Entenda as diferenças.

Código de rastreio Sedex

As duas letras iniciais correspondem ao serviço utilizado. O Sedex, modalidade de frete expresso dos Correios, pode ser identificado pelas letras DF, DG, DJ, DL, DM, DN, DU, DV, OK, OP, OS, entre outras. 

Por fim, as duas últimas letras correspondem ao país de origem do envio, ou seja, uma mercadoria postada no Brasil vai ter a sigla BR no final do código de rastreio. 

Código de rastreio PAC

Já o PAC, modalidade de entrega econômica, costuma utilizar as letras PB, PC, PD, PE, PI, PJ, PK, PL, PT e outras. 

Enquanto o serviço de logística reversa dos Correios usa as iniciais LA, LB, LE, LP, LS e LV.

Assim como no caso do rastreamento do Sedex, as duas letras finais das encomendas despachadas via PAC informam o país de origem da remessa.

Dica de leitura: Quanto custa enviar encomenda pelos Correios?

Como descobrir o código de rastreamento dos Correios?

O código de rastreamento dos Correios está localizado no cupom fiscal, também conhecido como comprovante do cliente, que é entregue pelo atendente após a postagem da encomenda. Normalmente ele fica na parte inferior da notinha e pode ser identificado pela palavra “Objeto”.

Como descobrir o código de rastreamento dos Correios utilizando o comprovante de postagem?
O Rastreio do Correios (Sedex ou Pac) é feito com o código que está localizado no comprovante do cliente, onde está escrito a palavra “Objeto.”

Perdi o código de rastreio: o que fazer?

Se você perdeu o código de rastreio dos Correios antes de enviá-lo para o cliente ou de cadastrá-lo no seu sistema de rastreamento (como o Melhor Rastreio, por exemplo) você deve retornar até a agência onde foi feita a postagem e solicitar uma segunda via do comprovante.

Confira, passo a passo, como fazer isso:

  • Volte à agência onde você postou sua mercadoria. 
  • Dirija-se ao guichê de atendimento.
  • Informe o dia e hora da postagem. Se você não souber o hora exata, diga um horário aproximado.
  • Leve o CEP Correios e CPF do destinatário e remetente. Algumas agências costumam pedir o RG de quem postou o produto. Inclusive, vale ressaltar que o uso do CPF ou CNPJ passou a ser obrigatório nos envios dos Correios feitos pelo Melhor Envio.
  • Informe a modalidade de frete utilizada, por exemplo: PAC, Sedex, PAC Mini, etc.
  • Prontinho! Normalmente, essas informações são suficientes para que o atendente forneça uma segunda via do comprovante de postagem.

Dica 1: no caso de encomendas despachadas pelo Ponto Parceiro, você deve ir até a unidade onde deixou o pacote e seguir o passo a passo acima.

Dica 2: aproveite e confira o horário de funcionamento dos Correios e o horário de atendimento do Ponto Parceiro.

Rastreamento dos Correios: entenda o significado de cada etapa do processo  

Agora que você já sabe o que é e como obter o código de rastreamento de objetos dos Correios, vamos mostrar o que significa cada etapa do rastreio:

  1. Objeto postado: significa que o lojista (provavelmente você) postou a encomenda na agência dos Correios ou no Ponto Parceiro.
  2. Objeto em trânsito: indica que a mercadoria saiu da agência de postagem e está transitando para um Centro de Distribuição (CD) mais próximo da residência do cliente. 
  3. Objeto saiu para entrega ao destinatário: quando essa mensagem aparece no status do rastreio, significa que o produto está a caminho do endereço do destinatário. Para evitar reentregas,  incentive o consumidor a acompanhar as atualizações de rastreio, assim ele pode deixar alguém no local para receber o pacote. Um jeito simples e automático de manter sua clientela informada sobre as movimentações do envio é usando o Melhor Rastreio. Pode deixar que falaremos sobre essa ferramenta ao longo do artigo.
  4. Objeto entregue ao destinatário: a encomenda foi entregue no endereço do cliente.

Rastreamento Correios: os principais problemas que podem ocorrer na entrega

Objeto não encontrado na base de dados dos Correios

Significa que  o envio foi postado, entretanto, as informações não foram lançadas na base de dados. Mas não se preocupe, o status do rastreio deverá ser atualizado em algumas horas. 

Saiba mais: Objeto não encontrado na base de dados dos Correios: o que fazer?

Carteiro não atendido

Significa que o entregador foi até o endereço de entrega, mas não encontrou ninguém para receber a encomenda. Geralmente, após esse status os Correios podem realizar até 2 novas tentativas de entrega. 

Saiba mais: Carteiro não atendido: quantas tentativas de entrega os Correios fazem?

Tentativa de entrega não efetuada

Significa que o carteiro saiu para a entrega com a encomenda, e por algum motivo algo o impediu de entregá-la no mesmo dia. Mas não se preocupe, o carteiro fará uma nova tentativa no próximo dia útil. 

Saiba mais: Tentativa de entrega não efetuada no rastreio dos Correios: o que significa?

Endereço incorreto

Significa que o endereço informado para entrega está errado. Nesse caso, o pacote pode voltar para o centro de distribuição dos Correios. É necessário entrar em contato com a agência responsável para saber o prazo de retirada disponível.

Objeto devolvido aos Correios

Significa que por algum motivo a entrega não pôde ser concluída e que é necessário acompanhar o sistema de rastreio e aguardar a próxima atualização no sistema dos Correios.

Saiba mais: O que significa objeto devolvido aos Correios? Descubra o que fazer nesses casos

Pedido extraviado

Significa que a encomenda foi perdida, mas os Correios deverão iniciar buscas para localizá-la. Se após o período de buscas a encomenda não for localizada, é aberto o processo indenizatório.

Saiba mais: Roubo, extravio e avaria de produtos no e-commerce: como proceder nesses casos?

Que horas os Correios atualizam o rastreamento?

Essa é uma dúvida muito frequente entre vendedores e clientes, porém não é possível saber que horas os Correios atualizam o rastreamento, pois depende da movimentação do pacote. É normal que demore alguns dias entre as atualizações. Isso acontece porque a mercadoria costuma transitar de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço final. 

Pode levar até 72 horas úteis para que o código de rastreio seja validado pelo sistema dos Correios. Portanto, se você tentar rastrear sua encomenda e não conseguir, espere algumas horas e tente novamente. 

Outro ponto importante é que se as atualizações estiverem paradas por mais de 10 dias é preciso informar a transportadora. Se você tiver gerado sua etiqueta de frete pelo Melhor Envio, nossa equipe de atendimento pode intermediar o seu contato com os Correios para descobrir o que está acontecendo. 

Inclusive, essa é uma das vantagens de rastrear os pedidos com o Melhor Rastreio, se houver qualquer alteração inesperada no status da entrega, o lojista é capaz de agir rapidamente a fim de garantir a satisfação do consumidor e ainda tem o suporte do time de especialistas do Melhor Envio.

Leia também: “Como se cadastrar e fazer login no Melhor Envio”.

Outras perguntas frequentes sobre o rastreamento dos Correios

Meu código de postagem não aparece no sistema de rastreamento. O que fazer?

Se o código de postagem não estiver funcionando no rastreamento, confirme com o remetente se a postagem já foi realizada. Caso tenha sido, o remetente deve registrar uma reclamação junto aos Correios pelo Fale Conosco. Se o remetente for cliente do Melhor Envio, basta que ele entre em contato com nosso suporte para podermos acionar os Correios formalmente.

Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda?

Os Correios informam o endereço da agência onde sua encomenda estará aguardando retirada através do sistema de rastreamento.

Por que minha encomenda foi disponibilizada para retirada?

Isso ocorre quando as tentativas de entrega não foram bem-sucedidas. Nessa situação, a encomenda deve ser retirada na agência indicada no rastreamento em até 7 dias, seja pelo destinatário ou por um terceiro autorizado.

Saiba mais: Autorização Correios: como retirar uma encomenda no nome de outra pessoa

Quanto tempo o código de rastreio fica disponível nos Correios?

As informações de rastreamento do envio permanecem disponíveis online por até 180 dias.

Leia também:

  • Latam cargo rastreio
  • Jadlog rastreamento
  • Correios: preços e prazos de frete
  • Declaração de conteúdo, o que é, para que serve e como fazer?
  • Rastreamento de produtos e pós venda

Para receber mais conteúdos para ajudar a impulsionar seu e-commerce. Inscreva-se na nossa newsletter, não fazemos spam, ok?! 😉

Tags: Correios RastreamentoCorreios RastreioRastreamento CorreiosRastreio Correios
Postagem anterior

Cotação de frete: como planejar os gastos financeiros com frete no e-commerce

Próxima postagem

Cotação de frete: como simular frete e comparar preços e prazos com o Melhor Envio

Próxima postagem
Imagem destacada do artigo "Cotação de Frete" do blog Melhor Envio

Cotação de frete: como simular frete e comparar preços e prazos com o Melhor Envio

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Melhor Rastreio

Melhor Rastreio: faço o rastreio de 7 transportadoras em um só lugar

março, 2025
Cupom Melhor Envio

Cupom Melhor Envio: como ganhar desconto no Melhor Envio e cupom de 10% para novos usuários

março, 2025
capa do artigo Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

janeiro, 2025
Institucional Melhor Rastreio Melhor Envio
Ponto Parceiro
Central de ajuda
Parceiros
Categorias E-commerce e Marketplace Datas especiais
Finanças
Empreendedorismo e Gestão
Frete e Logística
Marketing Digital
Sobre nós
Fale com a gente Termos de uso
Política de privacidade
Política de cookies
Melhor Envio 2025
Todos os direitos reservados

  • #43853 (sem título)
  • Calculadora de Preço de Venda
  • Guia Prático de SEO para E-commerce
  • Home
  • Melhor Planner 2025 para imprimir e digital grátis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

LWSA

@2024 Melhor Envio, uma empresa LWSA

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Categorias
    • Frete e Logística
    • E-commerce e Marketplace
    • Marketing Digital
    • Melhor Envio
    • Empreendedorismo e Gestão
    • Datas especiais
    • Finanças
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.