Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS
  • EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • MELHOR ENVIO

Como escolher a transportadora da sua loja virtual?

Paulo Henrique Dias Por Paulo Henrique Dias
12 de outubro de 2021
Em Frete e Logística
0
Home Frete e Logística

A escolha da transportadora parceira de um e-commerce é fundamental para a boa gestão logística do negócio. Além de questões como custo do frete, modalidades de entrega, agilidade e cuidado com os pedidos, o lojista ainda espera poder contar com a empresa de transporte em situações como atraso, extravio ou dificuldades para rastrear as encomendas.

De acordo com uma pesquisa realizada em parceria entre a Clique e Retire e o Ecommerce Brasil, 54% dos lojistas de e-commerce ouvidos consideram que seus serviços de entrega se enquadram como razoável ou ruim. Esse dado mostra como o setor ainda tem muito a melhorar para oferecer os melhores serviços de frete aos clientes. 

Neste artigo, vamos mergulhar no universo das empresas de transporte para e-commerce. Ao longo do texto, te ajudaremos a entender como escolher a transportadora ideal para seu negócio, quais são as principais modalidades de entrega disponíveis no mercado e qual a importância de contar com mais de uma opção de frete.

Veja, ainda, como o Melhor Envio entra nessa história e porque mais de 100.000 lojistas de todo o país adotaram a plataforma como sua principal ferramenta de gestão de fretes. Vamos nessa? 

Transportadora para e-commerce: entendendo as modalidades de frete

Existem duas modalidades de frete adotadas por quase toda transportadora que trabalha com e-commerce: entrega econômica e entrega expressa. O nome dado a esses serviços difere de empresa para empresa, mas o conceito por trás deles é basicamente o mesmo:

Entrega econômica: é o serviço de envio mais barato e o mais usado pelo e-commerce brasileiro. Nesta modalidade de frete, o prazo de entrega costuma ser de alguns dias. O serviço PAC dos Correios, o frete Package da Jadlog e a modalidade e-commerce da Azul Cargo Express são exemplos de entrega econômica.

Entrega expressa: é o serviço de despacho de encomendas que prioriza o prazo de entrega, embora o custo do envio possa ficar mais caro. Encontrar uma transportadora que ofereça esse tipo de frete é importante, pois muitas vezes o cliente precisa receber o produto no menor tempo possível. Os serviços Sedex dos Correios, Amanhã da Azul Cargo Express e .Com da Jadlog são exemplos de frete expresso.

Entender esses conceitos básicos é importante para que possamos compreender que, quando falamos de empresas de transporte, estamos diante de muitas possibilidades. Quanto mais opções o lojista tem a seu dispor, mais diferenciais ele pode oferecer a seus clientes.

Muitos consumidores priorizam o preço do frete, enquanto outros preferem a agilidade. Oferecer as duas opções ajuda a fidelizar o cliente. (Foto: FreePik)
Muitos consumidores priorizam o preço do frete, enquanto outros preferem a agilidade. Oferecer as duas opções ajuda a fidelizar o cliente. (Foto: FreePik)

Tipo de transporte – frete FOB e frete CIF

Quando falamos no tipo de transporte, dois conceitos relacionados a entrega também podem aparecer: frete CIF e frete FOB. Já ouviu falar neles?

O frete FOB (Free on Board, ou Livre a Bordo, numa tradução literal) é um tipo de transporte logístico onde o destinatário (cliente) se responsabiliza por retirar o pedido junto à empresa onde o produto foi comprado. É um tipo de transação comum no mercado B2B (quando uma empresa vende para outra), sendo pouco usada nas vendas online de varejo.

Já o frete CIF (Cost, Insurance and Freight, ou, Custo, Seguro e Frete) é aquele onde o vendedor assume a responsabilidade de entrega da mercadoria. Ele pode ou não repassar os gastos para o consumidor – mas o padrão de mercado é que esse custo seja pago (total ou parcialmente) pelo cliente.

📌 Como escolher o modal de transporte? O tipo de transporte logístico majoritariamente praticado no e-commerce é o frete CIF. O remetente (loja virtual) tem a tarefa de separar o pedido, empacotar, escolher a transportadora, fazer a postagem e garantir que o pedido chegará ao destinatário no prazo estipulado. Essa cadeia por vezes pode envolver ainda a troca ou devolução do produto, cabendo à empresa providenciar a logística reversa.

No mercado há exemplos de lojas virtuais e grandes e-commerces que oferecem ao cliente a opção de ir até a loja física (ou sede do e-commerce) e retirar os produtos sem cobrança de frete. No entanto, esse tipo de logística ainda representa uma pequena porcentagem do total de fretes no comércio eletrônico. O acerto do custo e dos detalhes do frete no momento da compra é o padrão do e-commerce varejista brasileiro.

A maioria das entregas no e-commerce se dão pelo frete CIF, quando cabe ao vendedor assumir a responsabilidade da entrega e contratar uma transportadora. (Foto: FreePik)
A maioria das entregas no e-commerce se dão pelo frete CIF, quando cabe ao vendedor assumir a responsabilidade da entrega e contratar uma transportadora. (Foto: FreePik)

Qual a importância de escolher bem a modalidade e a transportadora?

Quem começa a vender no e-commerce e em marketplaces logo percebe que a gestão logística possui grande importância no dia a dia de seus negócios. Questões como escolher a empresa de transporte que vai cuidar das entregas e encontrar maneiras de calcular frete fácil e barato em mais de uma transportadora são ações que podem tomar um certo tempo. 

Clique aqui e baixe o e-book grátis!

Em um mercado que cresceu 75% em 2020 (dados do Mastercard SpendingPulse) e já registrou alta de 31% no faturamento do primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior (de acordo com a 44ª pesquisa Webshoppers Ebit | Nielsen), oferecer opções de frete pode ser o diferencial que vai fazer com que o cliente finalize a compra.

Para se ter uma ideia, a consultoria americana PwC divulgou que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. O dado saiu na pesquisa Global Consumer Insights.

Os lojistas brasileiros parecem entender a necessidade que o mercado tem de oferecer entregas cada vez mais rápidas e eficientes. Mas também percebem que os desafios do setor são grandes. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Clique e Retire/E-commerce Brasil. Segundo o levantamento, 57% dos lojistas de e-commerce ouvidos consideram que os prazos de entrega praticados atualmente são razoáveis. Apenas 17% avaliam que os serviços são rápidos ou muito rápidos.

Sendo assim, escolher a transportadora que vai realizar as entregas na sua loja virtual e definir quais modalidades de frete serão oferecidas aos clientes são ações essenciais para a saúde do negócio virtual.

Como escolher uma transportadora?

Mas como escolher uma transportadora? O lojista deve primeiro avaliar quais são as opções disponíveis na região onde vive. Há transportadoras que atendem todo o Brasil e há aquelas que possuem cobertura regional. Outros fatores que devem ser considerados são:

Reputação

A empresa de transporte transmite confiança e é referência no setor? Para ajudar nessa avaliação, vale a pena visitar os perfis da transportadora na rede social e em páginas como o Reclame Aqui.

Cobertura da transportadora

Qual o tamanho da cobertura da transportadora? E a frota? A empresa trabalha com quais modais de transporte? Entrega apenas por meios rodoviários ou conta com rotas aéreas, fluviais e outras opções? Quanto maior e mais diversificada é a frota da transportadora, menores as chances de problemas com um modal causarem grandes estragos na cadeia como um todo. Uma visita ao site da transportadora pode esclarecer essas questões. Se não encontrar tais informações no site, entre em contato com a empresa via telefone ou e-mail.

Modalidades de frete

Outro aspecto essencial para escolher a transportadora é avaliar quais modalidades de frete ela possui. Ter pelo menos uma opção econômica e uma expressa é fundamental. As maiores transportadoras do Brasil que atuam no e-commerce contam com diversos serviços de entrega nessas duas modalidades. Analise todos eles.

Prazo

Diretamente ligado às modalidades de frete, o prazo de entrega deve ser avaliado com cuidado. A empresa cumpre esses prazos? Quais garantias ela dá quanto a isso?

Preço do frete

O preço do frete varia bastante de acordo com a modalidade, o trajeto, o modal, o tipo de embalagem, tamanho e peso do envio e por aí vai. Uma dica para ter parâmetros em diversas transportadoras para e-commerce é fazer a cotação de um pacote padrão para o mesmo destinatário e nas mesmas modalidades de frete (econômica ou expressa). Anote os resultados e compare quanto as transportadoras estão cobrando e quais prazos estipulam.

Rastreabilidade

Cheque se o serviço de rastreamento oferecido pela transportadora é eficiente. Os clientes de hoje em dia levam muito a sério o rastreio de suas encomendas. Empresas de transporte que não oferecem uma boa experiência nesse aspecto podem prejudicar seu negócio e afastar consumidores.

Seguro

O que é feito para garantir a segurança dos pacotes enviados? Quais os protocolos da transportadora em caso de roubo, furto, extravio ou danos ao pacote? Quais os valores segurados e como é o processo para conseguir o seguro? Essas são coisas que o lojista espera nunca precisar, mas é fundamental analisar com calma o que a empresa de entrega oferece para saber como agir em situações delicadas.

Ao escolher uma transportadora para e-commerce, leve em consideração todos esses aspectos. Eles o ajudarão a tomar uma decisão mais embasada.

A escolha da transportadora certa ajuda o lojista a ter mais segurança de que a encomenda será entregue no prazo estipulado e com total segurança. (Foto: Unsplash)
A escolha da transportadora certa ajuda o lojista a ter mais segurança de que a encomenda será entregue no prazo estipulado e com total segurança. (Foto: Unsplash)

Como o Melhor Envio pode me ajudar?

Escolher uma transportadora para sua loja virtual pode acabar se transformando em uma tarefa complexa e detalhada. Muitos empreendedores sequer têm tempo livre para pesquisar diversas empresas de transporte e avaliar os detalhes de cada uma delas.

Seria muito mais fácil se tivesse uma plataforma online e gratuita que reunisse diversas transportadoras na mesma ferramenta e mostrasse as modalidades de frete e valores dos envios em questão de segundos. Adivinha? Essa plataforma existe e se chama Melhor Envio!

Há mais de seis anos no mercado, o Melhor Envio foi criado para facilitar a vida de quem vende online e simplificar o processo de escolha da transportadora e compra de etiquetas de frete. Por negociar fretes em grandes quantidades, a solução consegue oferecer fretes para e-commerce até 80% mais baratos do que aqueles negociados diretamente com as transportadoras!

As empresas de transporte parceiras do Melhor Envio são:

  • Correios
  • Jadlog
  • Buslog
  • Azul Cargo Express
  • LATAM Cargo

O mais interessante da plataforma é que não é necessário assinar contrato com nenhuma das transportadoras parceiras para gerar as etiquetas! O usuário tem acesso às facilidades e descontos apenas se cadastrando no Melhor Envio.

O cadastro é rápido e requer alguns dados pessoais, além do envio de um comprovante de residência, documento de identificação pessoal e uma selfie segurando este mesmo documento. Essas exigências são para a segurança do próprio usuário.

O usuário estará apto a fazer cotações de frete e gerar etiquetas assim que o cadastro é aprovado. Como isso é feito? Através da Calculadora de Fretes do Melhor Envio.

Transportadora para e-commerce no Melhor Envio: conheça as opções

O Melhor Envio trabalha com 6 transportadoras parceiras. Não é necessário firmar contratos individuais com nenhuma delas. Ao fazer cadastro na plataforma, o usuário já consegue acessar as modalidades de frete e os descontos oferecidos por todas elas, sem limite mínimo de envio. Confira as opções de frete para e-commerce oferecidas por essas empresas de transporte:

Frete dos Correios 

Pelo Melhor Envio, é possível contratar frete dos Correios em três modalidades: PAC (entrega econômica), Sedex e serviço de Mini Envios (para pequenos pacotes). Todas as modalidades de frete oferecidas são do tipo balcão x porta (postagem na agência dos Correios e entrega no endereço do destinatário).

📌Leia mais: Como calcular frete Correios usando o Melhor Envio

Envios pela transportadora Jadlog

A transportadora Jadlog oferece duas opções de frete pelo Melhor Envio: Jadlog Package (modalidade de envio econômico) e .Com (tipo de entrega expressa). Em ambos os casos, o pacote deve ser postado na transportadora e ela se encarrega de levar até o endereço do destinatário.

📌Leia mais: Transportadora Jadlog: o que é, calculadora de cotação e envio de encomendas [guia completo]

Frete pela transportadora Buslog

A Buslog usa o bagageiro de ônibus intermunicipais e interestaduais para transportar encomendas. Atuando em seis estados (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), a transportadora oferece o frete chamado de Rodoviário, que tem prazo de entrega que varia entre 1 e 3 dias. O serviço funciona no esquema balcão x porta, assim como a Jadlog e os Correios.

📌Leia mais: Buslog no Melhor Envio: saiba como gerar etiquetas de frete pela transportadora

Transporte aéreo de cargas pela Azul Cargo Express

A Azul Cargo Express é uma das transportadoras aéreas parceiras do Melhor Envio. Atuando em cerca de 4100 cidades, a empresa oferece dois tipos de frete: Amanhã (envio expresso) e E-commerce (modalidade de entrega econômica). Poste o pacote nas agências ou terminais de carga da empresa de transporte aéreo para que a entrega seja feita no endereço designado.

📌Leia mais: Azul Cargo Express: como enviar barato com o Melhor Envio

Frete pela LATAM Cargo

Outra transportadora aérea parceira do Melhor Envio é a LATAM Cargo. Atuando em todo o Brasil, a empresa de transporte oferece aos usuários da plataforma o frete éFácil, onde o pacote deve ser postado no balcão da transportadora e será entregue no endereço do destinatário.

📌Leia mais: LATAM Cargo: cotação online e como contratar frete com a transportadora pelo Melhor Envio

Agora que você já conhece todas as transportadoras parceiras do Melhor Envio e os serviços que elas oferecem, chegou o momento de entender como contratar frete com elas usando a Calculadora de Fretes do Melhor Envio. Vamos lá?

Conhecendo a Calculadora de Fretes do Melhor Envio

A Calculadora de Fretes do Melhor Envio é uma ferramenta completa para pesquisa de fretes e geração de etiquetas de envio. Também pode ser usada para gerar etiquetas de frete para logística reversa e para enviar vários volumes de uma vez só.

Para acessá-la, basta fazer login na sua conta do Melhor Envio, clicar no Painel de Controle e procurar a opção “Calculadora” no menu lateral esquerdo da tela:

escolher a transportadora para sua loja virtual

Após clicar em Calculadora, a ferramenta será aberta. Repare que há alguns campos que precisam ser preenchidos para que as opções de frete disponíveis sejam exibidas: CEP de origem e destino, peso e dimensões da embalagem e valor do produto.

Caso queira enviar uma encomenda que tenha mais de um volume (embalagem), mas que vai para o mesmo destinatário, basta clicar em "Adicionar Volume”. Explicamos os detalhes de como fazer esse tipo de envio no vídeo Como enviar mais de uma encomenda no mesmo frete?

Quando tiver preenchido todos os dados, clique em Calcular. Em segundos, a Calculadora de Fretes mostrará todas as opções de envio para o destino escolhido, incluindo as transportadoras, as modalidades de frete, os valores e a economia obtida por adquirir aquele frete no Melhor Envio.

transportadoras no Melhor Envio

A partir das informações geradas, o lojista pode escolher se quer um frete mais barato ou mais rápido. Feita a escolha, basta clicar em Selecionar, preencher os dados para a geração da etiqueta de frete, escolher a unidade da transportadora onde será feita a postagem, pagar pela etiqueta, imprimir e colar na embalagem.

💡 Não se esqueça de anexar uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo, pois nenhuma das empresas de transporte para e-commerce aceita fazer os envios sem que um desses documentos esteja anexado ao pacote.

O Melhor Envio pode ser integrado a dezenas de plataformas de e-commerce, marketplaces, Hubs e ERPs. Em muitos desses casos, a geração do frete pode ser feita no momento da compra pelo próprio cliente, que vai perceber que o valor do envio é mais barato. Em outras situações, a cotação é feita por meio de tabelas de frete. 

Aproveite as facilidades do Ponto Parceiro

Além de ser uma plataforma de cotação e contratação de fretes para e-commerce, o Melhor Envio trabalha para se transformar em uma solução completa de logística para quem vende online. Um dos serviços mais bacanas da empresa é o Ponto Parceiro.

Gratuito para usuários do Melhor Envio, o Ponto Parceiro é uma rede de unidades de coleta de pacotes com etiquetas geradas pela plataforma. Suponha que você tem dez envios para fazer e gerou etiquetas de 5 transportadoras diferentes na plataforma do Melhor Envio. Ao invés de gastar um tempão indo em cada transportadora fazer os envios, basta reunir todos os pacotes e levar até uma unidade do Ponto Parceiro.

A equipe no local irá separar os pacotes e destiná-los às transportadoras correspondentes. Incrível, não é mesmo?! Não bastasse a facilidade, o usuário que envia seus pacotes pelo Ponto Parceiro ainda ganha 10% de cashback! O valor é depositado na carteira virtual dele no painel de controle da plataforma.

📌 Leia detalhes sobre como o Ponto Parceiro funciona e confira o mapa com as unidades da rede.

A importância do rastreamento de encomendas

É muito importante verificar as possibilidades de rastreamento das encomendas que são oferecidas pelas transportadoras. O acompanhamento do andamento da entrega ajuda o cliente a conter a ansiedade, transmite credibilidade e permite que o lojista aja rapidamente em caso de imprevistos.

Quando a encomenda é postada, o lojista recebe um comprovante com um código de rastreio. Esse código pode ser consultado manualmente no site da transportadora, mas como o Melhor Envio pensa sempre em facilitar a vida dos empreendedores, ele criou o Melhor Rastreio.

📍 Melhor Rastreio é uma plataforma gratuita de cadastro e acompanhamento de códigos de rastreio. O lojista pode cadastrar quantos códigos quiser e acompanhar o status dos envios em um painel centralizado, o que lhe poupa tempo. Além disso, pode configurar alertas de e-mail para serem disparados para o cliente toda vez que o status de entrega mudar junto à transportadora.

Códigos de rastreio de quatro transportadoras podem ser cadastrados na plataforma: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e LATAM Cargo. E o melhor de tudo: o lojista pode cadastrar até mesmo envios que não foram feitos pelo Melhor Envio!

Viu só quantas vantagens o lojista tem ao usar o Melhor Envio? A solução oferece um conjunto de ferramentas gratuitas que facilitam muito a vida de empreendedores de todos os tamanhos.

Para se juntar a mais de 100.00 lojistas e aproveitar essas vantagens, basta clicar no banner abaixo e fazer o seu cadastro. Com certeza tem uma transportadora parceira do Melhor Envio pertinho de você!

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

Tags: Gestão logísticaTransportadoras
Postagem anterior

6 dicas incríveis de como vender pelo Instagram na Black Friday 2021

Próxima postagem

Como enviar pedidos de volumes diferentes em um mesmo frete?

Próxima postagem
Como enviar pedidos de volumes diferentes em um mesmo frete

Como enviar pedidos de volumes diferentes em um mesmo frete?

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Melhor Rastreio

Melhor Rastreio: faço o rastreio de 7 transportadoras em um só lugar

março, 2025
Cupom Melhor Envio

Cupom Melhor Envio: como ganhar desconto no Melhor Envio e cupom de 10% para novos usuários

março, 2025
capa do artigo Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

Melhor Planner 2025: baixe grátis o planner para imprimir ou em versão digital do Melhor Envio

janeiro, 2025
Institucional Melhor Rastreio Melhor Envio
Ponto Parceiro
Central de ajuda
Parceiros
Categorias E-commerce e Marketplace Datas especiais
Finanças
Empreendedorismo e Gestão
Frete e Logística
Marketing Digital
Sobre nós
Fale com a gente Termos de uso
Política de privacidade
Política de cookies
Melhor Envio 2025
Todos os direitos reservados

  • #43853 (sem título)
  • Calculadora de Preço de Venda
  • Guia Prático de SEO para E-commerce
  • Home
  • Melhor Planner 2025 para imprimir e digital grátis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

LWSA

@2024 Melhor Envio, uma empresa LWSA

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Categorias
    • Frete e Logística
    • E-commerce e Marketplace
    • Marketing Digital
    • Melhor Envio
    • Empreendedorismo e Gestão
    • Datas especiais
    • Finanças
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.