Você sabia que a região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil? São cerca de 57 milhões de habitantes, ou seja, um mercado consumidor muito grande e que oferece um excelente potencial de ganho para quem trabalha com e-commerce. Porém, para aproveitar da melhor forma as oportunidades que estão ali, você precisa saber como calcular frete para o Nordeste.
Isso porque existem alguns desafios logísticos que impactam de forma direta os custos de envio para essa região. Ele tende a ser um pouco mais caro do que para outras em função das grandes distâncias, dos modais utilizados, da dificuldade de acesso em certas áreas, entre outras particularidades.
Mas isso não significa que você não deva fazer remessas para lá. Basta dominar as estratégias que ajudam a reduzir custos, e nós vamos apresentar algumas. Continue lendo e veja como trabalhar da maneira certa com frete para o Nordeste, inclusive utilizando ferramentas e plataformas como o Melhor Envio, para oferecer valores competitivos para o público e vantajosos para o seu negócio.
O que é o frete para Nordeste?
O frete para Nordeste consiste no envio e transporte de pacotes e encomendas para essa região do Brasil. Ela abrange nove estados e é caracterizada por uma diversidade geográfica singular. Isso porque apresenta peculiaridades, como longas distâncias entre os centros urbanos, o que influencia os custos de entrega.
O frete no Nordeste está ligado à necessidade de escoar produtos locais, como frutas, algodão e couro, além da importação de bens, como eletrônicos e alimentos. Mas a região também é abastecida pelo comércio eletrônico, inclusive, adquirindo itens de lojistas que estão bem distantes dali.
O transporte de todos esses produtos é feito por meio de diversos modais, incluindo rodoviário, ferroviário e hidroviário. Mesmo assim, a logística enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura em algumas áreas e a dificuldade de acesso.
Por isso, quem trabalha com e-commerce e quer vender para essa região também, precisa saber como trabalhar o frete para o Nordeste, a fim de oferecer valores mais competitivos. Ainda, para que tudo seja calculado da maneira certa para não ter prejuízos
Quais são os principais desafios do frete para Nordeste?
No tópico anterior, citamos algumas características e singularidades da região Nordeste que acabam se tornando um desafio para os processos logísticos. Assim, são vários os aspectos que impactam a eficácia do transporte de mercadorias para lá.
Um dos principais obstáculos é a distância entre os centros de produção e os consumidores, o que pode resultar em prazos mais longos de entrega. Esse problema se intensifica com a falta de infraestrutura, incluindo estradas em condições precárias, que dificultam o trânsito de veículos e aumentam o tempo de viagem.
Ainda em função da distância, o valor do frete para Nordeste tende a ser mais alto por causa do orçamento maior das operações. O transporte em regiões remotas requer investimentos altos em combustível e manutenção, o que reflete no preço final dos produtos para o cliente.
Os locais mais remotos também costumam apresentar dificuldade de acesso. Afinal, há muitas áreas rurais e comunidades isoladas, o que limita o alcance das entregas. Quando isso é possível, são utilizados muitos modais, o que encarece o processo logístico e o frete.
Principais transportadoras que atendem o Nordeste
Mesmo com os desafios logísticos no Nordeste, diversas transportadoras se destacam na região por sua boa cobertura e reputação. Os Correios são uma das opções mais tradicionais. A empresa oferece serviços de encomendas e frete para diversas localidades, inclusive áreas remotas, com opções de entrega expressa e registradas.
Entre as transportadoras privadas, a Jadlog é bem reconhecida por seu compromisso com prazos. Também pelo serviço de frete expresso, que alcança diversas cidades da região.
Mais uma alternativa para quem trabalha com e-commerce é a Loggi, que também é parceira do Melhor Envio. Ela realiza operações no Nordeste, inclusive oferecendo serviços como Loggi Fácil e Loggi Expresso, para garantir mais agilidade na entrega das encomendas
Como calcular o frete para o Nordeste?
Para calcular frete para Nordeste do jeito certo é preciso considerar diversos fatores que impactam de forma direta o preço. O peso e o volume da encomenda são dois aspectos essenciais esse caso. Geralmente, as transportadoras usam a maior das duas medidas para definir o custo do envio.
Outro fator importante é a distância entre o ponto de origem e o de destino. Quanto mais longe for a entrega, geralmente, maior é o valor cobrado pela empresa. Mas isso também é influenciado pela modalidade de envio escolhida. Os fretes expressos tendem a ser mais caros do que as entregas comuns.
Para não se perder com todas essas variáveis, é interessante usar uma ferramenta como a calculadora do Melhor Envio para facilitar o cálculo. Basta inserir as informações da entrega, como peso, dimensões e o destino da encomenda, para fazer comparações simultâneas entre diversas transportadoras.
Assim fica mais fácil encontrar um frete barato para o Nordeste, analisando preços e prazos, para oferecer um valor mais competitivo para o cliente. Sem falar que com a ferramenta você corre menos riscos de calcular errado e ter prejuízos. Faça um teste e confira!
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
Dicas para reduzir o custo do frete para Nordeste
Com a adoção de algumas práticas e estratégias você pode obter melhores preços de entrega para o Nordeste. Veja, a seguir, algumas sugestões.
Otimize a embalagem
Reduza o volume da embalagem o quanto possível, mas sem comprometer a proteção do produto. Isso ajuda a diminuir o preço do frete porque muitas transportadoras cobram pelo espaço ocupado.
Escolha o modal correto
Você viu que alguns modais são mais custosos do que outros. Então, sempre que for possível, dê preferência para aqueles com valores menores de operação. Isso ainda permite uma melhor estratégia para os clientes que escolhem os envios urgentes, entregues por meio do frete expresso.
Prefira transportadoras com desconto
Procure transportadoras que ofereçam descontos, especialmente se você tem um volume significativo de envios ou pode negociar tarifas com base na frequência de uso. Não se esqueça de usar uma calculadora para fazer comparações de preços.
Pratique a consolidação de pedidos
A consolidação de pedidos também é uma estratégia interessante para encomendas que vão para o mesmo destino. Agrupar várias delas em um único envio reduz os custos totais e maximiza o uso do espaço na transportadora.
Aproveite os pontos de retirada
As transportadoras costumam oferecer tarifas mais baixas para entregas em locais específicos, que são os seus pontos de retirada. Assim, em vez de o cliente receber o pacote em seu endereço, ele escolhe ir até o ponto de coleta e buscar pessoalmente.
Como acompanhar e rastrear sua encomenda para o Nordeste?
O rastreamento é muito importante porque permite monitorar o status da entrega. As transportadoras costumam fornecer códigos, que podem ser inseridos no site ou em aplicativos. Isso permite que o usuário visualize as informações em tempo real sobre a localização da encomenda e o prazo de entrega.
Há maior transparência nos serviços, reduzindo a ansiedade do consumidor e ajudando o lojista a identificar possíveis problemas durante o transporte. Assim, se uma encomenda atrasar, por exemplo, é possível agir imediatamente entrando em contato com a transportadora para evitar reclamações de clientes.
Existem ferramentas que também permitem um melhor controle dessa etapa logística. O Melhor Rastreio, por exemplo, oferece uma solução centralizada para rastrear pedidos de diversas transportadoras em um só lugar. Ele facilita muito o trabalho do lojista porque evita a necessidade de acessar vários sites.
Perguntas frequentes sobre frete para Nordeste
Costumam surgir algumas dúvidas sobre como enviar para Nordeste, as empresas que oferecem os melhores serviços para lá e sobre preço de frete Nordeste. Então, separamos as mais frequentes para você ficar por dentro do assunto. Confira.
O frete para Nordeste é mais caro?
Conforme explicamos, existe uma tendência de o frete para o Nordeste ter um custo mais alto. Você viu que isso acontece em função dos desafios logísticos enfrentados na região. Também, por causa das distâncias e localidades remotas.
No entanto, não é sempre que isso vai acontecer. Afinal, o custo depende das características da encomenda e do tipo de entrega selecionada.
Por exemplo, um envio para uma cidade metropolitana do Sudeste pode ficar muito caro em função da escolha da entrega expressa de um pacote com grandes volumes ou pesado. Então não é uma regra, embora seja uma tendência.
Qual o melhor serviço de frete para Nordeste?
A resposta é: depende. Diversos fatores precisam ser considerados, como o tamanho do pacote, o tipo de produto transportado, a urgência da entrega e a região de destino.
Se você fará o envio de produtos comestíveis e/ou perecíveis, o ideal é optar por uma transportadora que preze pela agilidade. As entregas urgentes requerem empresas que utilizam modais para serviços expressos. Mas as encomendas comuns e mercadorias menores precisam apenas de um serviço de qualidade e confiança.
Então, o ideal é você estudar as necessidades do seu negócio e do seu público para entender qual empresa de transporte atende melhor a essas demandas.
Como economizar no frete para Nordeste?
No outro tópico, deixamos diversas sugestões de estratégias que ajudam a reduzir o preço do frete Nordeste, sendo:
- otimização da embalagem;
- escolha do modal correto;
- consolidação de pedidos;
- disponibilização de pontos de retiradas;
- transportadoras com desconto.
Nesse último, sugerimos o uso de uma calculadora para fazer cotações e comparações de forma simultânea. Assim, é possível fazer uma boa economia, inclusive porque você pode aproveitar descontos especiais.
Como o Melhor Envio ajuda no frete para o Nordeste
O Melhor Envio é uma plataforma de entregas que tem parceria com uma grande diversidade de transportadoras, inclusive os Correios. Como você já sabe, ele oferece uma calculadora para comparar preços e prazos, também das entregas encaminhadas para a região Nordeste.
No Melhor Envio, você também faz a emissão das suas etiquetas com toda facilidade, sem mensalidades nem taxas escondidas, pagando apenas pelos serviços que utilizar. Ainda, pode monitorar os envios com a ferramenta Melhor Rastreio, aproveitando a facilidade das informações centralizadas.
É por isso que o Melhor Envio facilita tanto a vida de quem vende. Você encontra boas condições de frete para Nordeste e as demais regiões do Brasil. Então, aproveite para descomplicar sua logística e oferecer preços mais competitivos.
Acesse o site do Melhor Envio e use a calculadora para comparar preços e escolher a melhor opção de envios para o Nordeste.